Você Está
Início > Notícias > Destaque > Após reforma, novo mamógrafo do município aguarda por instalação

Após reforma, novo mamógrafo do município aguarda por instalação

Um mamógrafo foi adquirido pela prefeitura de Rosário do Sul e destinado ao Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora (HCNSA), em nove de janeiro deste ano. O equipamento encontra-se depositado há duas semanas no pátio do hospital, pois aguarda o técnico para a instalação.

O valor do equipamento é de R$200 mil e, conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, o recurso é oriundo de votação popular do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede), realizada em 2013. Porém, naquela época, o montante foi utilizado para outra finalidade. “O município, nesse caso, deveria devolver o recurso, pois não havia comprado o equipamento em 2013 com o valor que era destinado a esse fim. Após negociações com o Governo do Estado, o município se propôs comprar o mamógrafo com recursos próprios ao invés de fazer a devolução”, explica. Por se tratar de gestão anterior, a assessoria de imprensa do órgão salienta que não há informações da razão de o recurso não ter sido utilizado para aquisição do mamógrafo e nem para onde foi destinado.

Leia mais notícias da editoria Política 

Antes da instalação do aparelho, era necessário uma reforma na sala e adaptação da rede elétrica. De acordo com o gestor do HCNSA, Paulo Fernandes, as reformas já estão prontas e o hospital está aguardando o técnico para a instalação, que segundo ele deve ocorrer entre esta semana e a próxima. O equipamento encontra-se depositado há quinze dias no pátio do hospital, mas Fernandes explica que não há a possibilidade de danificação. “Ele [o mamógrafo] está protegido por uma lona, não tem problema nenhum (…). Ele está embalado em uma caixa de madeira”, salienta.

Conforme o gestor, o hospital já possui um mamógrafo que cumpre a demanda. “O serviço de mamografia do hospital já acontece há muito tempo (…). O novo mamógrafo também será destinado a pacientes em geral”, salienta Fernandes.

Reportagem: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário
Foto: Renato Moraes / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top