Você Está
Início > Notícias > Cidade > Escola Marçal Pacheco comemora 90 anos de ensino

Escola Marçal Pacheco comemora 90 anos de ensino

Com o slogan “Marçal Pacheco 90 anos! Semeando luzes, servindo e amando”, a comunidade escolar da Escola Estadual de Ensino Fundamental Marçal Pacheco celebrou na última terça-feira (24), os 90 anos do educandário. A data foi marcada por diversas atividades, dentre elas, uma caminhada festiva pelas ruas da cidade. As celebrações estão marcadas para seguir até o final do ano.

Entre as atividades realizadas no dia 24 de abril, ocorreu a bênção da escola, professores, alunos, funcionários, e ex-diretoras, pelo padre Juberto Nunes. Houve ainda apresentações artísticas e uma confraternização no pátio do educandário. A comemoração uniu várias gerações de ex-professores e ex-alunos, visto que alguns dos pais que prestigiaram o evento também são ex-alunos do educandário. O “Parabéns a Você” com um bolo simbólico foi cantado no pátio da escola. Também foram servidos bolos e refrigerante para todos.

Diretora Andrea Weber e ex-diretoras no “Parabéns a você”, pelos 90 anos, no pátio do Marçal

A diretora Andrea Luciana Correa Weber falou a Gazeta sobre as festividades: “Temos orgulho de sermos a primeira escola de Rosário do Sul, o primeiro educandário criado pelo intendente na época, Marçal Alves Pacheco, em 1928”, comentou ressaltando a honra de integrar este entidade.

As atividades fizeram parte do “Gincanão 2018”, alusivo aos 90 anos da escola. Ela é coordenada pela professora de educação física, Emilene Girard, e está em sua oitava edição. Conforme Emilene, a gincana tem várias atividades, dentre elas provas nas datas comemorativas, jogos, provas como leitura e geometria. “As provas eram levar ex-alunos, ex-professores e ex-funcionários para a festa, construir mascote, e organizar a turma para a festa com cartazes, plaquinhas, balões, grito de guerra, enfim, as turmas mais bonitas e organizadas marcaram pontos. (…) Eles terão que fazer vídeos sobre o dia de hoje que serão postados no face da escola”, explicou Emilene.

Caminhada pelas principais ruas da cidade ocorreu na última terça 24

O Gincanão terá outras atividades nas próximas semanas, como o histórico da escola e em agosto está programado um torneio esportivo que envolverá todas as escolas da cidade, ainda nas comemorações ligadas ao aniversário.

Leia mais notícias da editoria Cidade 

90 anos de história no município

A escola Marçal Pacheco foi o primeiro grupo escolar criado no município e possui uma história dinâmica caracterizada pelo crescimento constante. Com a denominação de “Colégio Elementar”, o educandário foi criado pelo decreto 03.903/27, em 24 de abril de 1928, obra do esforço conjunto do patrono, Marçal Alves Pacheco – na época o intendente (prefeito) e pelo Coronel Sabino de Araújo. Sua primeira sede foi ao lado do teatro municipal João Pessoa, em frente à Praça Borges de Medeiros.

Em novembro de 1935, passou a chamar-se “Grupo Escolar Marçal Pacheco”, em homenagem ao ilustre intendente, dedicado a causa educacional.

No dia 6 de novembro de 1944, com a presença do Secretário de Educação do Estado, Coelho de Souza, foi lançada a pedra fundamental do edifício-sede, situado na rua Bento Martins, onde a escola iniciou suas atividades em 1949. A primeira diretora foi Braulina Pereira.

Em 20 de janeiro de 1976, o Conselho Estadual de Educação autorizou o funcionamento das 6ª, 7ª e 8ª séries nesta unidade escolar, que passou a ser a única da localidade com o Curso Fundamental Completo funcionando em três turnos.

Em 24 de abril de 1928 foi fundado o educandário, com o nome de “Colégio Elementar”, e funcionou ao lado do Teatro João Pessoa – Foto: Reprodução

O ano de 1977 foi marcado pela criação do Hino Oficial da Escola pela professora Suely Apratto Gonçalves e, no mesmo ano, a escola promoveu um concurso para escolha de um emblema alusivo aos seus 50 anos. Este emblema é representado na Bandeira da Escola até hoje.

Ao longo dos 90 anos, a escola desenvolveu e participou de projetos pedagógicos, culturais e esportivos. Muitas premiações foram conquistadas, como: Guri Bom de Bola, JERGS e Torneios Municipais.

Atualmente, a escola conta com 41 servidores entre direção, professores, funcionários, merendeira, monitora e secretárias, funcionando nos três turnos com 515 alunos, distribuídos no ensino fundamental e EJA.

Reportagem e fotos: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top