Você Está
Início > Notícias > Destaque > Moisés Mendes lança pré-candidatura a deputado estadual

Moisés Mendes lança pré-candidatura a deputado estadual

O jornalista Moisés Mendes lançou sua pré-candidatura como deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT) nesse mês de junho. Rosariense, ele anunciou a decisão no último dia 7 em evento no bar Tutti Giorni, em Porto Alegre, cidade onde reside.

O comunicador atuou em diversos veículos no estado, como n’A Plateia, de Santana do Livramento, na Companhia Jornalística Caldas Júnior e por fim na Zero Hora, onde assinava uma coluna. Nos últimos dois anos, dedicou-se a projetos próprios e a ser colaborador do jornal Extra Classe.

Em entrevista à Gazeta, Mendes conta que era filiado ao MDB desde 1980, “no tempo da ditadura, porque muitos jornalistas tinham vínculo como o partido de oposição ao regime”. Em abril desse ano, ele tornou-se membro do PT. “Decidi que este era o momento de fazer política no partido que resistiu a tudo e construiu um projeto popular no governo e que por isso foi golpeado”, disse o jornalista.

Moisés Mendes (D) conta com o apoio do ex-governador Tarso Genro (C) e do pré-candidato ao governo pelo PT, Miguel Rossetto (E)

O lançamento da pré-candidatura de Mendes aconteceu em tradicional ponto de encontro cultural da capital. Participaram da ocasião o pré-candidato ao governo pelo PT, Miguel Rosseto, e o ex-governador do estado pelo partido, Tarso Genro, entre outros apoiadores.

“Desejo concorrer a deputado estadual para não me arrepender depois. Quero ter essa experiência, especialmente no ano em que Lula foi encarcerado. Acredito que o PT vai resgatar boa parte das pessoas que haviam se afastado da política nos últimos anos, especialmente entre a classe média”, declarou.

Comunicador nato, ele já anuncia que defenderá, como candidato, que o estado construa um projeto de mídia alternativa de massa, que seja um contraponto à mídia conservadora – como há na Argentina e no Uruguai. “Penso em projetos progressistas mesmo”, afirma.

Leia mais notícias da editoria Política

Mendes nasceu em Rosário do Sul em 1953 e na adolescência se mudou para Alegrete. Em suas andanças profissionais e pessoais, passou por outros municípios até chegar à capital do estado, onde firmou moradia. Sempre cultivou, no entanto, um carinho pelo interior. “Quero que esse vínculo fique claro também agora. Como jornalista, sempre me referi à Fronteira como meu espaço de referência. Lá no meu perfil do Facebook está escrito, na primeira frase: “Nascido em Rosário e criado em Alegrete’”, ressalta ele.

O rosariense diz que quer ser reconhecido como um candidato interiorano, mas principalmente como um fronteiriço. “Minhas referências de conduta são meus familiares e as pessoas que me viram crescer em Rosário e Alegrete, foi com eles que aprendi o que sei da vida. Eu sou um cidadão de Rosário”, conclui. Na próxima terça-feira (3), Mendes estará no campus do IFSul de Livramento, palestrando sobre a democratização da imprensa. O evento está marcado para as 19h.

Reportagem: Caroline Motta / Gazeta de Rosário
Fotos: Reprodução / Facebook

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top