Você Está
Início > Notícias > Cidade > Rosariense registra passagem de meteoro na noite de quinta-feira

Rosariense registra passagem de meteoro na noite de quinta-feira

Um meteoro cruzou os céus do Sul do Brasil na noite de quinta-feira (6) e foi visto em várias cidades do Rio Grande do Sul, além de uma pequena parte do nordeste da Argentina e norte do Uruguai. Em Rosário do Sul, um leitor da Gazeta avistou o fenômeno e conseguiu fazer o registro. O Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), instituto que estuda o ingresso de objetos na atmosfera terrestre, informou que o meteoro cruzou de noroeste a sudeste entre 57 a 27 km de altura, em velocidade de 49,1km/h com duração de 13,5 segundos.

Em alguns locais do estado, além do clarão, houve tremor nas janelas durante o ingresso do meteoro na atmosfera. Conforme a meteorologista Fabiene Casamento, “o fenômeno luminoso surge quando corpos de tamanhos variados, mas em geral minúsculos, penetram na atmosfera da Terra e altíssimas velocidades. O brilho é o resultado do aquecimento do corpo e do ar por atrito e por pressão”, disse ela.

O fenômeno foi visto também em Rosário do Sul. O marceneiro rosariense Vagner Toniazzo Gabbi conseguiu registrar o fenômeno no centro da cidade por volta de 22h30. Ele relatou que antes de passar o maior, um menor e mais rápido lhe chamou a atenção. “Já tinha atravessado um bem pequeno. O menor foi como uma bala, muito rápido. Um risquinho no céu. (…) Quando vi veio esse grandão e captei assim, no susto”, contou à Gazeta.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Conforme o Bramon, em reportagem da Gaúcha ZH, “o objeto trata-se de fato de um meteoro e teria ocorrido no oeste do RS”. Segundo o instituto, novas imagens e depoimentos podem ser enviados para o site da Bramon. “Pelo que já apuramos, o meteoro foi gerado por um fragmento de rocha espacial pesando entre sete e doze quilos, e teria surgido a cerca de 57 quilômetros de altitude próximo à cidade argentina de 25 de Mayo. Durante 13,5 segundos, ele viajou a uma velocidade média de 49,1 mil km/h até a altitude de 27km, ao norte da cidade de Jari no RS”, informou a entidade.

O rosariense Vagner Gabbi conseguiu registrar a bola de fogo no centro de Rosário do Sul

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Foto em destaque: Facebook Hernán Mostajo / Reprodução

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top