Ícone do site Gazeta de Rosário

Moradores do interior receberão vacina contra a febre amarela

Começa na próxima semana a vacinação contra a febre amarela no interior de Rosário do Sul. A Secretaria Municipal de Saúde irá realizar a campanha a partir da próxima segunda-feira (06), começando pela região das Picadas – veja calendário. A intensificação das ações acontecerá devido aos casos ocorridos da doença em outros estados brasileiros.

Conforme a assessoria de imprensa da Administração Municipal, com informações do governo do estado, foram administradas quase de 13,7 mil de vacina contra a febre amarela de 2007 a 2016. “Os locais foram determinados após uma reunião com os agentes comunitários de saúde, que atuam no interior do município, sendo que os mesmos já estão realizando o monitoramento, identificando as pessoas que devem ser vacinadas”, diz o material de divulgação da campanha para este ano.

O Ministério da Saúde divide os municípios do Brasil por Área Sem Recomendação de Vacina (ASRV), Área Com Recomendação Temporária de Vacina (ACRT) e Área com Recomendação de Vacina (ACRV). Rosário do Sul está listada nessa última categoria.

Calendário

06 de março

07 de março

08 de março

09 de março

10 de março

13 de março

14 de março

Orientações

O Ministério da Saúde informa que a vacinação contra a febre amarela é recomendada para uma grande área do Brasil onde a transmissão é considerada possível, principalmente para indivíduos não vacinados e que se expõem em áreas de mata, onde o vírus ocorre naturalmente. Também precisam se vacinar, neste momento, pessoas que vão viajar ou vivem nas regiões que estão registrando casos da doença: leste de Minas Gerais, oeste do Espírito Santo, noroeste do Rio de Janeiro e oeste da Bahia. “Não há necessidade de corrida aos postos de saúde, já que há doses suficientes para atender as regiões com recomendação de vacinação”, afirma texto divulgação no site oficial da pasta.

A política atual de vacinação contra febre amarela ainda recomenda pelo menos uma dose de reforço para crianças e adultos, conforme orientações do Programa Nacional De Imunizações do Ministério da Saúde. Também é alertado que a vacina pode causar reações como febre, dor no corpo, local e de cabeça, dentre outros. “Atenção especial deve ser dada quando, após administração da vacina de febre amarela, a pessoa apresentar dor abdominal intensa”, ressaltam.

A vacina é contraindicada para:

Obs: Nos casos de pacientes com imunodeficiência, a administração desta vacina deve ser condicionada a avaliação médica individual de risco-benefício e não deve ser realizada em caso de imunodepressão grave.