Você Está
Início > Notícias > Cidade > Morre aos 81 anos Américo Lopez Apoitia

Morre aos 81 anos Américo Lopez Apoitia

Faleceu aos 81 anos, na última quarta-feira (7), em Alegrete, o trabalhista Américo Lopez Apoitia, conhecido em Rosário do Sul como “Papagaio”. Ele morou por mais de 50 anos na cidade, onde possuía grande círculo de amizades.

Américo faleceu aos 81 anos em Alegrete

Apoitia era natural de Sant’Ana do Livramento, mas passou a maior parte de sua vida em Rosário do Sul, onde desempenhou várias funções e constituiu família. Foi funcionário do Banrisul e mais tarde atuou como empresário do ramo de máquinas e implementos agrícolas com sua empresa Ceifo Oeste. Também atuou no ramo de compra e venda de grãos.

Américo foi um dos primeiros sócios do Rosário Golf Club e também participou desde a fundação do Piquete da Lagoa. Ele tinha atuação política destacada no município. Filiado ao PMDB, concorreu a vice-prefeito em 1982 ao lado de Harri Izaguirri e de Bartolomeu Bellaguarda, pois na época eram dois candidatos à prefeito, mas não foi eleito. Além de militar no Movimento Democrático Brasileiro, teve atuação em apoio a candidaturas do PDT, a partir de 1996, quando Glei Menezes e Ney Padilha foram prefeitos.

Américo e sua família mudaram-se para Alegrete há cerca de um ano. O velório ocorreu na Funerária Angelus e o sepultamento ocorreu no cemitério daquela cidade no final da manhã de quinta-feira (8).

Apoitia deixa a esposa Cleudete Fontoura Hernandez e cinco filhos: Bernardo, Eduardo, Ana Lúcia, Natalia e Pedro Afonso.

Foto: Arquivo familiar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top