Você Está
Início > Notícias > Cidade > Morre Irmã Hilda Acker aos 95 anos

Morre Irmã Hilda Acker aos 95 anos

Faleceu na última sexta-feira (9), em Cerro Largo/RS, a irmã Hilda Paulina Acker, aos 95 anos. Durante várias décadas ela atuou como freira no Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora (HCNSA) em Rosário do Sul, além de 76 anos de vida religiosa.

Irmã Hilda despediu-se no início do ano da comunidade rosariense para tratar de sua já frágil saúde. O falecimento entristeceu todos que a conheciam, e rendeu inúmeras mensagens nas redes sociais e na comunidade católica. O falecimento ocorreu na Comunidade Betânia, no Convento Nossa Senhora da Anunciação e foi anunciado pelo Padre Roberto Figueroa.

Nascida em Santo Ângelo no dia 12 de junho de 1924, ela foi admitida no Noviciado em 6 de janeiro de 1941.

Após 31 anos em Rosário do Sul, uma missa de ação de graças foi rezada no dia 13 de fevereiro deste ano em sua homenagem. Ao todo, irmã Hilda teve quatro passagens por Rosário do Sul, sendo a primeira em 1947, outra em 1970, uma na década de 80 e por último nos anos 2000. As três primeiras ela atuou como auxiliar de enfermagem, e a partir de 2000, nos setores de higienização, organização do hospital e também nos serviços de lavanderia, costura e outros.

Freira Hilda dedicou 76 anos de sua vida a Deus e ao próximo

Quando se despediu da cidade, Hilda concedeu entrevista à Gazeta de Rosário. “O povo sempre destacou-se pelo acolhimento e o trabalho na paróquia, assistência aos pacientes do hospital na parte espiritual. A Paróquia sempre foi bem zelosa nesse sentido e o povo em geral muito querido”, disse na época.

Irmã Hilda foi uma das religiosas homenageadas em 2018, durante a celebração do Jubileu dos 150 anos da Congregação das Filhas do Amor Divino. Na oportunidade, em Santa Maria, em celebração feita pelo Arcebispo Hélio Adelar Rubert, da Arquidiocese, Hilda foi homenageada pelos seus então 75 anos de vida religiosa.

Dentre as inúmeras mensagens de gratidão e despedida compartilhadas nas redes sociais, estava a do Padre Roberto Figueroa, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário. “Hoje o céu está em festa. E o coração de quem a amou, como eu e muitas pessoas de Rosário do Sul, está triste. Mas a nossa amada Irmã Hilda, com seu jeitinho simples, silenciosa e coerente, nos ensinou muita coisa. 76 anos consagrada fiel a Deus. Ela a partir de hoje vive para sempre junto de Jesus, a quem ofereceu integralmente a sua vida”, escreveu.

O velório da irmã Hilda ocorreu na Capela Anunciação, no Convento Nossa Senhora da Anunciação, em Cerro Largo/RS. A missa de corpo Presente ocorreu na tarde de sábado (10) e após ocorreu o sepultamento.

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top