Você Está
Início > Notícias > Cidade > Morre o advogado e professor Orlando Ramos

Morre o advogado e professor Orlando Ramos

Morreu, nesta segunda-feira (9) em Rosário do Sul, o advogado e professor Orlando Skrebsky Ramos, aos 80 anos. Os atos fúnebres ocorreram nesta terça-feira (10). O falecimento foi bastante lamentado pela comunidade local que o acolheu ainda no final da década de 60.

Nascido em 22 de setembro de 1940 no município de São Pedro do Sul, Ramos residiu em Santa Maria até 1968 quando mudou-se para Rosário do Sul, onde chegou para lecionar Português no Instituto Estadual de Educação Deputado Ruy Ramos. Já era casado com Lenita Dornelles Ramos, sendo pai de Benhur, Lisiane (in memóriam), Denise e Orlen, os três últimos nascidos em Rosário do Sul. Ainda como professor ele atuou nas disciplinas de Estudos Sociais e Geografia passando por vários educandários entre eles o Plácido de Castro. Ele possuía também pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior e Técnico em Transações Imobiliárias.

Também atuou como Advogado e foi presidente de várias entidades na cidade, dentre elas da Subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre os anos de 1985 a 1987. Orlando foi advogado por mais de 40 anos, professor estadual por mais de 35 anos, ex-diretor do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) de Rosário, coordenador de estágio profissional dos acadêmicos de Rosário do Sul do curso de Direito da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), diretor administrativo do Campus Universitários da Urcamp em Rosário do Sul, membro do primeiro Conselho Municipal de Educação de Rosário. Foi também ex-presidente da Comissão Municipal do Mobral (atual Educação de Jovens e Adultos- EJA) em Rosário e ex-presidente da Fundação Educacional de Rosário (Fersul) e Associação dos Professores Estaduais de Rosário. Foi ex-secretário de Administração no Município, onde também ocupou os cargos de consultor jurídico e defensor público por mais de uma administração.  Também concorreu sem se eleger ao cargo de vereador.

Leia mais notícias da editoria Cidade

No dia 2 de dezembro de 2016 teve uma homenagem ímpar, prestada pela Câmara de Vereadores de Rosário do Sul, quando recebeu o “Título de Cidadão Rosariense” em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao município. Na ocasião da homenagem, Orlando Ramos assim manifestou-se à Gazeta de Rosário. “Esse reconhecimento significou muito pra mim porque cheguei a Rosário e estava iniciando minha nova vida profissional como professor e advogado, já que em Santa Maria era bancário. Cheguei e procurei me entrosar com as entidades, autoridades locais e a população, e fui muito bem recebido. Motivo pelo qual esse título me emociona, porque eu pouco dei, mas muito ganhei junto às amizades aqui. Queria ter contribuído mais, mas não foi possível e tudo que fiz, foi com dedicação”, assinalou em 2016. Além da OAB e outras entidades, o ex-presidente da Ordem, Dr. Aristides de Pietro Neto lembrou do amigo e colega hoje falecido. “O sentimento de perda é grande, pois, o mesmo foi professor ao longo de sua existência, tendo sido presidente de nossa Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Rosário do Sul, do qual recebi minha credencial como advogado e graças, tendo recebido apoio incondicional na minha caminhada de Ordem, tendo sido meu conselheiro, no meu primeiro mandato”, diz a nota.
Orlando estava enfermo havia algum tempo. Os serviços fúnebres ocorreram na Sala A da Funerária Ângelus na manhã desta terça-feira (10) e o sepultamento ocorreu às 11h no Cemitério São Sebastião em Rosário do Sul.

Em dezembro de 2016, Orlando Ramos recebeu o título de Cidadão Rosariense pelos relevantes serviços prestados
Em dezembro de 2016, Orlando Ramos recebeu o título de Cidadão Rosariense pelos relevantes serviços prestados

Foto: Arquivo / Arquivo Pessoal

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top