Você Está
Início > Notícias > Cidade > Morre aos 37 anos o artista e ativista LGBTT Ciro Oliveira

Morre aos 37 anos o artista e ativista LGBTT Ciro Oliveira

Faleceu na tarde de sábado (30), o artista e ativista LGBTT Ciro Alves Oliveira, aos 37 anos. Ciro estava internado no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo em Santa Maria desde dezembro do ano passado, após ser diagnosticado com meningite.

O falecimento do rosariense foi sentido no meio artístico teatral do Rio Grande do Sul, promotores de eventos, carnavalescos, comunidade rosariense, amigos e familiares e também foi lamentado por ONGs do movimento LGBTT nas redes sociais.

Ciro era agente comunitário de saúde e auxiliar de enfermagem. Conhecido em todo o Estado por sua personagem Rhaissa Montanhyer, atuava também como ator, coreógrafo, bailarino, apresentador e transformista. Sua formação inicial era a dança, foi coreógrafo do Evolution Troupe Dance, que reuniu vários jovens da cidade e concorreu em vários festivais de dança no estado.  Além disso, era figura atuante nas lutas do movimento LGBTT no interior, bem como a questões relacionadas a educação para a diversidade.

O rosariense ficou conhecido pelas atuações brilhantes nos palcos de festivais de teatro pelo RS, pela Festa da Diversidade e Miss Diversidade RS. Ciro ainda coordenou ao lado do amigo Everton Corrêa, por mais de quinze anos, o Miss Drag Queen Rio Grande do Sul. “Em seus shows, o anseio plástico de quem sabe que arte existe também para proporcionar reflexão, criticar situações cotidianas de uma sociedade que muito deslegitima os direitos civis, políticos e LGBTTs. Assim, com o cuidado de quem cresceu em meio ao cenário das artes, Ciro criava espetáculos de pura repercussão na vida dos expectadores, era uma exímia transformista daquelas que pouco vimos no atual cenário artístico LGBTT”, explica o amigo Everton.

Ciro Oliveira interpretava Rhaissa Montanhyer, vencedora de vários prêmios

“Acima de tudo me resta agradecer a Deus por ter me dado este amigo/irmão companheiro de diversas lutas. Situações com vitórias e aprendizados. Nunca derrota. Pois sempre se dava a volta por cima e recomeçava. Aos amigos dele devo agradecer em nome e todos as orações que dispuseram a ele e sua família enquanto de sua enfermidade.  Torcer para que de lá siga dando um show de talento e iluminando os palcos por aqui”, concluiu Corrêa.

Outro amigo de longa data, o secretário municipal de Coordenação, Planejamento e Meio Ambiente, Marcos Paulo Silva, definiu Ciro como alguém que marcou espaço em sua época. “Com maestria deu vida a sua maior personagem, Rhaissa Montanhyer, uma Drag Queen que encantou os palcos do Rio Grande do Sul. O Ciro soube viver e transcender, marcou seu espaço e nos deixou um legado de que é preciso viver, ser feliz seja como for, Ciro deixa uma geração de amigos, alunos e colegas com a missão de buscar a felicidade sem medo dos conceitos pré-definidos, Ciro foi alma e coração”, destacou Silva.

Dentre os títulos que Ciro conquistou estão o de melhor ator em vários festivais de teatro. Interpretando a personagem Rhaissa venceu o Miss Beleza Sul Diversidade RS, Miss Diversidade Destaque e Melhor Show. Foi Miss Drag Queen RS e Miss Diversidade Internacional. Também atuou ao longo dos anos no Carnaval de Rua pela Escola de Samba Bambas da Orgia em Rosário do Sul e também participou das festividades burlescas na região toda.

Ciro foi diagnosticado com meningite em dezembro de 2018. Ele deixa pai, mãe, irmão, cunhada e sobrinhas. O sepultamento ocorreu na manhã de domingo (31), no Cemitério São Sebastião.

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Fotos: Reprodução / Facebook

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top