Você Está
Início > Notícias > Cidade > Morre o ex-secretário de educação Alfonso José Weber

Morre o ex-secretário de educação Alfonso José Weber

Faleceu na terça-feira (5), o professor Alfonso José Weber, aos 79 anos, vítima de problemas neurológicos e respiratórios. Ele foi Secretário Municipal de Educação, tendo atuado ainda como diretor escolar e professor de matemática em educandários de Rosário do Sul.

Alfonso nasceu em 22 de fevereiro de 1939, em Venâncio Aires/RS, onde iniciou seus estudos. A busca por aprimoramento se deu no Seminário, onde permaneceu por oito anos. Formou-se em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) em 1962.

Chegou em Rosário do Sul em 1963, quando ocupou o cargo de professor fiscal na Escola Nossa Senhora do Horto. Casou-se em 1965 com a professora Eloiza Elena, com quem teve quatro filhos: Ricardo, Márcia, Andrea e Alessandra.

Na carreira como educador, foi professor por 23 anos na escola Plácido de Castro e por 35 anos na escola Nossa Senhora do Horto, onde lecionava matemática, disciplina de formação.

Professor Alfonso Weber faleceu aos 79 anos (Foto: Arquivo familiar / Divulgação)

Alfonso foi diretor da Escola Industrial Deputado Ruy Ramos de 1972 a 1974; diretor do Centro de Artes, Ciência e Tecnologia (CACT) entre 1974 e 1976. Em 1977, tornou-se diretor da Escola Estadual Plácido de Castro, cargo que ocupou por sete anos, permanecendo até 1983.

Como destacado professor de matemática, Alfonso Weber atuou por diversos anos em cursos de preparação para a ESA, pré-vestibulares e ensino médio.

Também foi Secretário Municipal de Educação por duas gestões, primeiro de 1987 a 1988 no primeiro mandato do prefeito Glei Menezes e depois por mais quatro anos, de 1993 a 1996, no governo de Alsom Pereira da Silva.

Weber foi presidente do Conselho Paroquial por vários anos e palestrante do curso de noivos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário por 20 anos. “Era uma pessoa de costumes simples, cristão de muita fé e atencioso com todos, sendo admirado por alunos e colegas professores e sua comunidade. Foi um pai e esposo extremamente amoroso, responsável e dedicado à sua família”, conta a filha Andrea Weber, atual diretora da Escola Marçal Pacheco.

Alfonso faleceu na terça-feira (5), em decorrência de enfermidades neurológicas e cardiorrespiratórias. O sepultamento ocorreu às 10h da manhã de quarta-feira (6), no Cemitério São Sebastião.

Familiares, amigos, ex-colegas e rosarienses que foram seus alunos, lamentaram profundamente a perda de Alfonso Weber e realizaram as últimas homenagens acompanhando o velório e sepultamento. Também, por redes sociais, foram inúmeras homenagens e mensagens para a família.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top