Você Está
Início > Notícias > Cidade > Morre o tabelião Jairo Ribeiro da Rosa aos 77 anos

Morre o tabelião Jairo Ribeiro da Rosa aos 77 anos

Faleceu, na madrugada desta sexta-feira (29), em Santa Maria, o tabelião Jairo Ribeiro da Rosa, aos 77 anos. Além do ofício cartorial, Rosa era ligado às entidades filantrópicas e também ao esporte aos quais muito contribuiu durante toda a sua vida.

A morte de Jairo Ribeiro da Rosa ocorreu após breve internação hospitalar em Santa Maria por problemas de saúde. O corpo foi transladado para Rosário do Sul e o funeral ocorreu na Sala B da Funerária Angelus na Rua Voluntários da Pátria na manhã desta sexta-feira (29).

Foi grande a comoção após o anúncio do falecimento do tabelião, onde além de familiares e amigos, várias entidades filantrópicas, entidades de classe e poderes manifestaram o pesar pelo passamento de Rosa, além da classe empresarial da cidade.

Jairo faleceu aos 77 anos. Foto: Luis Armando Fotografias – Divulgação

O Poder Judiciário divulgou a portaria nº 26/2020, que declara luto no âmbito do Poder Judiciário na Comarca de Rosário do Sul, devido ao falecimento do senhor Jairo Ribeiro da Rosa, considerando os relevantes serviços prestados no desempenho de suas atividades, declara luto oficial por sete dias. O Poder Executivo decretou luto por três dias pela morte de Jairo da Rosa. A OAB também manifestou o pesar pelo falecimento do tabelião.

Jairo atuou por várias décadas como tabelião titular do Tabelionato de Notas e Ofício de Registros Especiais mais conhecido como “Tabelionato Rosa”, do qual um de seus cinco filhos, Evandro Ribeiro da Rosa, é o tabelião substituto.

Além dos serviços cartoriais desempenhados ao longo das décadas, Jairo integrou clubes de serviço. Rotariano, ele organizou e foi sócio-fundador do Rotary Club Rosário do Sul Caverá, há 32 anos atrás. Ele também recebeu o título de sócio honorário do clube pelos relevantes serviços prestados à comunidade rosariense.

Atuou como presidente do extinto Aeroclube de Rosário do Sul e foi presidente do Clube de Voo de Rosário do Sul, o qual manifestou por meio de nota o pesar pelo falecimento do “comandante” Jairo.

Na área esportiva, foi por muitos anos consul colorado de Rosário do Sul. Além de sua paixão pelo SC Internacional, também no futebol atuou nas diretorias da extinta Associação Rosário de Futebol (ARF), time profissional de Rosário do Sul, que disputou o campeonato gaúcho. Ele auxiliou e muito para que a equipe fosse ativa e disputasse os campeonatos profissional e de juniores por muitos anos até a metade da década de 90.

Jairo deixa esposa, cinco filhos, netos e bisnetos. O cortejo fúnebre levou dezenas de amigos dele para as últimas homenagens e despedidas que ocorreram por volta de 14h no Cemitério São Sebastião, em Rosário do Sul.

Depoimentos

A Gazeta de Rosário procurou alguns dos vários amigos de Jairo da Rosa para falarem a seu respeito. Dentre eles, Aristides de Pietro Neto, ex-presidente da OAB local, e o ex-vereador Paulo Silveira. Neto e Silveira foram colegas de Jairo na assessoria da direção da extinta Associação Rosário de Futebol (ARF). Também o presidente do Centro Empresarial, Fernando Mahmud falou sobre a irreparável perda.

Aristides de Pietro Neto – “Rosário do Sul perde não apenas o tabelião Jairo Ribeiro da Rosa, mas o cidadão rosariense, homem sério, responsável, sempre disposto a ajudar e ensinar os mais jovens de maneira afável. Deixa um legado não só no meio judiciário, assim como, junto à advocacia e a sociedade. Minha solidariedade a todos familiares”.

Fernando Mahmud (Presidente do Centro Empresarial) – “Jairo grande amigo de todos, sempre procurando ajudar se colocando a disposição e realizando muitas ações em prol de nossa cidade. Estamos muito triste com esta perda, pois fará muita falta para nossa comunidade.”

Paulo Silveira – “Indiscutivelmente Rosário perde uma grande liderança, homem íntegro, com princípios voltado às suas atividades profissionais, intelectuais e morais. Sempre foi um atuante desportista e muito contribuiu à frente da Associação Rosário de Futebol. Figura ligada às entidades sociais e foi um ícone nas atividades filantrópicas. Participante ativo nas entidades de classe. Rosário perde hoje um nobre rosariense por adoção  e reconhecimento da nossa comunidade”.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top