Você Está
Início > Notícias > Cidade > Município passa a administrar Casa de Passagem

Município passa a administrar Casa de Passagem

A Casa de Passagem Lar Tia Lourdes passa agora a ser administrada pela Prefeitura Municipal de Rosário do Sul. Durante 18 anos, a Sociedade Espírita Luz e Verdade era a administradora da Casa. No local funciona o Serviço de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes de três meses a 17 anos.

Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura, o funcionamento e a função da Casa continuarão da mesma forma. O Lar conta com a parceria do Conselho Tutelar e Ministério Público Estadual, que encaminham jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Os recursos para manutenção são oriundos da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Em fevereiro, a Prefeitura contratou, emergencialmente, quatro monitores, duas merendeiras e dois auxiliares de serviços gerais para atuarem na instituição. Atualmente, a Casa atende quatorze crianças e adolescentes. Os acolhidos permanecem na Casa até que sejam encaminhados a algum familiar ou retornem as suas residências. A instituição está localizada na Rua Bento Martins, ao lado da Escola Marçal Pacheco

Leia mais notícias da editoria Cidade

Em entrevista à Gazeta, a presidente da Sociedade Espírita Luz e Verdade, Irene Bohrer Marçal, garante que não houve nenhuma ruptura ou problema, apenas a escolha de dedicar-se às atividades já desenvolvidas pela entidade. “Era o momento de passar para outra gestão, mas não apareceu outra entidade então a prefeitura assumiu”, relata Irene.

Sobre os 18 anos frente à instituição, ela conta que foi uma experiência única. “Foi muito bom pra nós, porque é uma forma de exercer a caridade, que é o nosso principal objetivo (…). Não é fácil, a maioria das pessoas não sabem o que acontece lá dentro”, disse a presidente.

Sociedade Espírita Luz e Verdade

A Sociedade Espírita Luz e Verdade realiza, todas as quintas-feiras, a ação “Roupeiro”. Roupas e sapatos, do recém-nascido ao adulto, são doados à comunidade em sua sede. Às terças-feiras acontece o Brechó, onde roupas são vendidas com baixo custo. O valor arrecadado nesta ação é investido no Albergue Noturno, local que oferece 24 leitos femininos, masculinos e infantis no período das 19h até as 8h do outro dia. Quem dorme lá, pode tomar banho, jantar e tomar café da manhã, sem nenhuma despesa. Não há recursos públicos, somente o que é arrecadado com ações e com a mensalidade dos sócios. A Sociedade está localizada na Rua General Osório, nº 994. Atualmente, conta com 35 sócios. Quem se torna membro, paga a mensalidade de cinco reais e tem direito a utilizar a biblioteca da sociedade.

Reportagem: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário
Foto: Renato Moraes / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top