Você Está
Início > Notícias > Cidade > Calamidade pública decretada em Rosário por escassez de combustíveis

Calamidade pública decretada em Rosário por escassez de combustíveis

A paralisação nacional nos transportes tem refletido na falta de abastecimento em diversas cidades do Brasil. Rosário do Sul é uma deles, e na última quinta-feira (24) decretou calamidade pública devido à escassez de combustíveis no município.

Em comunicado via redes sociais, a Administração Municipal anunciou a medida, mas ressaltou o apoio da prefeita Zilase Rossignollo Cunha à mobilização contra o aumento abusivo de preços dos combustíveis.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, o decreto foi assinado dada a impossibilidade de manter serviços básicos. Dentre os problemas apontados, estão o transporte de pacientes aos centros de referências e o transporte dos alunos da rede municipal de ensino.

O Decreto n° 033 também considera a orientação da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). O órgão teria recomendado apoio total ao protesto contra o aumento abusivo dos preços dos combustíveis.

Leia mais notícias da editoria Política

A distância significativa de Rosário do Sul até os maiores centros também é citada como agravante. “Se corre o risco das ambulâncias e demais veículos não conseguirem finalizar suas viagens no transporte de pessoas adoentadas”, consta na nota.

A dificuldade para transporte escolar de alunos da rede pública municipal de ensino é igualmente lembrada, visto que este serviço é efetuado pelo Poder Público. Assim, ficou decretada a existência de situação anormal, caracterizada como “calamidade pública”.

A partir de então, os estabelecimentos de ensino na zona rural ficam com as aulas suspensas, até nova determinação. Os motivos apontados para isso são dificuldades no transporte de alunos e professores e na distribuição de merendas. Já na zona urbana, fica suspenso somente o transporte escolar.

O Decreto já está em vigor desde a data de sua publicação. Com o documento, o município justifica as medidas de urgência tomadas e as suspensões de serviços.

Coleta de lixo na cidade foi suspensa na sexta-feira

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Rosário do Sul também emitiu um comunicado sobre suspensão da coleta de lixo no município. O órgão informou que a partir desta sexta-feira (25), a empresa terceirizada responsável pelo serviço não terá mais como fazê-lo, devido à falta de espaço no depósito e falta de combustível para os caminhões.

“A medida é forçada em função de que no local onde é depositado o lixo não tem mais espaço e o caminhão que leva o lixo recolhido para outro município não está podendo passar (…). Além disso, os caminhões da empresa tem combustível para a coleta somente no dia de hoje [quinta-feira]”, diz a nota, divulgada nas redes sociais.

A Administração Municipal ainda sugeriu que a comunidade não ponha lixo na frente das casas até que a situação seja normalizada. No entanto, conforme a nota, não há previsão para que isso ocorra.

Reportagem: Caroline Motta / Gazeta de Rosário
Foto em destaque: Leonardo Foletto / Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top