Você Está
Início > Notícias > Cidade > Município e 4º RCC renovam convênio dos projetos Blindadinhos e Equoterapia

Município e 4º RCC renovam convênio dos projetos Blindadinhos e Equoterapia

Foram renovados, na última semana, os convênios para continuidade dos projetos Blindadinhos e da Equoterapia em Rosário do Sul. As atividades são desenvolvidas pelo município em parceria com o 4º Regimento de Carros e Blindados (RCC).

Ao total, 20 vagas são destinadas para o atendimento de crianças com necessidades especiais. Dez delas integram a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), seis são encaminhadas pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e quatro são dependentes de militares do 4º RCC.

A equoterapia, também chamada de hipoterapia, é um tipo de terapia com cavalos que serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo. Ela serve para complementar o tratamento de indivíduos com deficiências ou necessidades especiais, como a síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla, hiperatividade, autismo, crianças muito agitadas ou com dificuldade de concentração, por exemplo.

Em Rosário do Sul, para o projeto “Equoterapia”, o município cede um fisioterapeuta, uma psicopedagoga e um assistente social que ficam responsáveis pelo diagnóstico, elaboração de plano terapêutico, acompanhamento e avaliação dos pacientes. Além disso, as crianças contam com suporte psicológico e social – por meio do Caps, e transporte.

Já o projeto Blindadinhos consiste no reforço escolar, suporte psicológico e social. As atividades serão desenvolvidas no Pelotão Passo do Rosário e têm carga semanal de, aproximadamente, 10 horas. O município disponibiliza transporte aos alunos, alimentação, professor par ministrar as aulas de reforço e acompanhamento didático e pedagógico.

A execução das atividades é uma interação entre o 4º RCC e as secretarias de Educação e Cultura (Smec), de Saúde e de Trabalho, Habitação e Assistência Social.

Foto: Divulgação / Prefeitura

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top