Você Está
Início > Notícias > Cidade > Natal na Praça cheio de emoção e representatividade

Natal na Praça cheio de emoção e representatividade

A noite de sábado (14) foi de muita emoção para quem prestigiou o espetáculo Natal na Praça, promovido pela Igreja Matriz, em Rosário do Sul. A instabilidade do tempo não atrapalhou a realização do lindo espetáculo na Praça do Estudante.

Com suas cadeiras, os rosarienses começaram a chegar à praça a partir das 19h para assistir a mais uma edição do Natal na Praça. Este ano, o tradicional Presépio Vivo abordou o tema da negritude. Vários grupos encenaram a peça, o mais volumoso em número de atores foi o Movimento Negro Sol Nascente. A convite do padre Roberto Figueroa, também se apresentaram pessoas da comunidade católica, integrantes da catequese e ministros da eucaristia.

Em entrevista com o padre, ele relatou que a escolha do tema aconteceu em meio às polêmicas relacionadas ao racismo que ocorre no Brasil e também para enfatizar que o anúncio do evangelho é para todos, sem distinção de cores, línguas ou culturas. “Então, por isso quisemos, esse ano, fazer o núcleo central de Jesus, Maria e José sendo negros. Para destacar que essa figura, apesar de estarmos acostumados a enxergar Maria de olhos azuis, o menino Jesus de cabelo cacheado e branco, na verdade não tem nada que diga [na Bíblia] que eles foram assim”, explicou Figueroa. “Uma das coisas mais bonitas que eu ouvi é que o presépio desse ano não foi feito apenas por católicos. Foi feito por umbandistas e de outras religiões”, acrescentou. O padre também agradeceu a todos os envolvidos na realização do evento.

Leia mais notícias da editoria Cidade

O Presépio Vivo foi a principal atração da noite, mas também teve apresentação musical de grupos de Santana do Livramento e Bagé, apresentação de dança do grupo Fonte de Vida, do Coral Padre Carlini, e das escolas Rio Branco e Elefantinho.

A Igreja Matriz de Rosário do Sul ainda irá realizar outros eventos natalinos. No próximo domingo (22), no salão da comunidade Santa Cruz, deve acontecer o Almoço da Solidariedade. Este ano os convidados serão os catadores e catadoras da cidade com suas famílias. O padre ressalta que a Igreja está recebendo doação em dinheiro, para compra dos alimentos para o almoço, ou de panetones, que serão distribuídos às famílias presentes no almoço.

A doação de panetones também está sendo aceita para a ação que distribui brinquedos às crianças carentes de Rosário do Sul, a partir dos nomes inseridos na Árvore de Natal na Igreja. Este ano, 300 crianças ganharão um presente de Natal da Igreja Matriz. Também ainda é possível doar brinquedos, pois serão entregues às crianças que não foram inscritas e que participarão das festas da paróquia.

Reportagem: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário
Fotos: Renato Moraes / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top