Você Está
Início > Notícias > Cidade > Níveis dos rios Santa Maria e Ibicuí subiram a quase 6m em Rosário do Sul

Níveis dos rios Santa Maria e Ibicuí subiram a quase 6m em Rosário do Sul

Depois de um período de seca, as chuvas das últimas semanas preocupam na região da Fronteira Oeste devido a alta nos níveis dos rios.

Em Alegrete, mais de 2,3 mil pessoas estavam fora de casa nesta terça-feira por causa da enchente no Rio Ibirapuitã, que ultrapassou o nível de 11 metros. Em Rosário do Sul, houve alta dos Rios Santa Maria e Ibicuí, mas até a publicação desta notícia, não havia desabrigados ou desalojados no município.

A chuva da primeira metade da última semana trouxe acumulado de 200 mm em Rosário. Conforme o coordenador da Defesa Civil da cidade, Leandro dos Santos e Silva, os rios que banham o município iniciaram o recuo de sua vazão na segunda-feira, 02, após chegarem em sua maior marca: 5 metros e 78 centímetros. Na terça, 03, o nível caiu para 5,69m e nesta quarta, estava em 5,44m. O órgão informou que nenhum morador ribeirinho foi afetado, apenas os trabalhadores da extração de areia, que estão sem poder atuar.

Em Dom Pedrito, onde houve elevação do nível do Rio Santa Maria, que desce em direção a Rosário, havia cinco famílias desalojadas no início dessa semana. Já em São Gabriel, a cheia do Rio Vacacaí afetou cerca de 170 famílias e chegou a romper uma ponte na RS-630. Quaraí foi a primeira cidade a ser atingida pelas inundações e a cheia do Rio Quaraí chegou a afetar 900 pessoas.

Leia mais notícias da editoria de Cidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que já nesta quarta-feira, a região da Campanha e da Fronteira Oeste voltariam a ter tempo firme, porém nublado e com baixa temperatura. Nas demais áreas, a chuva seguia.

Foto em destaque: Defesa Civil/Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top