Você Está
Início > Notícias > Cidade > Nível dos rios segue baixo após primeira chuva de dezembro

Nível dos rios segue baixo após primeira chuva de dezembro

A primeira chuva de dezembro atingiu Rosário do Sul no início da noite desta quarta-feira (2), com um princípio de vendaval que derrubou árvores e causou alagamentos. A chuva também amenizou o nível dos dois rios que banham o município, porém um deles segue abaixo do nível.

Um sistema de instabilidade (o terceiro em menos de uma semana) chegou vindo da tríplice fronteira do Brasil com Uruguai e Argentina. Nos países vizinhos causou estragos por conta de ventania. Eram 19h aproximadamente quando a chuva chegou com o vento noroeste e com ventos fortes atingiu Rosário do Sul causando danos e falta de luz.

No município ocorreu queda de uma árvore que derrubou fios e deixou parte da região do Bairro Olivério Ramos de Vasconcellos e Aliança sem luz na região do CTG Passo do Rosário. Também houve falta de luz no sexto distrito e no Rincão dos Menezes.

Leia mais notícias da editoria Cidade

O Corpo de Bombeiros de Rosário do Sul foi acionado para a retirada de uma árvore de grande porte, que caiu na ERS 640, rodovia Rosário do Sul-Cacequi, cerca de 5km do trevo com a BR 290. Os militares cortaram com motosserra a árvore e liberaram a pista. A precipitação foi de 23 milímetros na zona norte, de 22 milímetros no centro e 25 mm na zona sudoeste da cidade.

Foi a primeira chuva do mês de dezembro que também trouxe grandes estragos em cidades do Estado, como destelhamento de prédios como foi o caso de São Vicente do Sul e Santiago, entre outras. Os estragos foram sentidos em Porto Alegre e Viamão. Em Porto Alegre, devido ao grande número de chuva em curto espaço de tempo, houve alagamentos generalizados.

Com a chuva desta quarta-feira, Rosário do Sul acumula 1.383,5 milímetros em 2020. No mês passado choveu 96 mm.

NÍVEL DOS RIOS – Os dois rios que banham o município seguem com níveis abaixo do normal. O rio Ibicuí da Armada, na região do Farrapo, Campo Seco, aponta 70 cm de nível, mas na ponte do Ibicuí já chega com valor inferior. O rio Santa Maria na altura da ponte Marechal José de Abreu marcava -40 cm abaixo do nível. No mês que passou estava com -68cm.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top