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Nova ponte do Caverá deve beneficiar produtores rurais da região

Segundo o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), uma das vias mais importantes para o escoamento da safra, a VRS-806 terá, em breve, uma ponte projetada para suportar a circulação de veículos pesados. Localizada em Alegrete/RS, a nova estrutura sobre o Arroio Caverá está sendo construída pelo Governo do Estado, através da Secretaria dos Transportes e do Daer.

A obra também deve favorecer o escoamento da produção de outros municípios, como de Rosário do Sul. Em entrevista à assessoria de imprensa do Daer, o pecuarista Gilberto Pileco, que cria 600 cabeças de gado numa propriedade próxima ao Rio Ibirapuitã, no município, disse já projetar economia no frete para levar animais até Alegrete. “Quando o desvio da ponte antiga fica alagado, tenho que pegar um caminho que aumenta em 40 quilômetros o meu trajeto e em 25% os meus gastos”, detalha. “Muita gente transporta arroz e leite pelo Caverá e há um polo no cultivo de trigo e soja se formando na região. Por esse motivo, não podemos mais abrir mão dessa ponte nova.”

A obra consiste numa ponte mista – composta por plataforma de concreto e vigas metálicas – com 133 metros de extensão e trânsito em duas vias. O Daer já concluiu as fundações, os pilares e as vigas, assim como a concretagem dos vãos e parte dos aterros das cabeceiras. As próximas etapas são a concretagem dos guarda-rodas (barreiras instaladas para proteger o passeio para pedestres) e a ligação da ponte aos aterros. “Daremos capacidade de tráfego de até 57 toneladas, permitindo a passagem de todos os tipos de veículos, incluindo caminhões do tipo bi-trem”, ressalta o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/Daer

SAIBA MAIS – A nova ponte vai substituir a já existente no quilômetro 1,3 da VRS-806, que tem capacidade apenas para veículos com peso bruto inferior a duas toneladas. Hoje, os caminhões precisam passar por um desvio construído paralelamente à estrutura antiga. No entanto, as constantes cheias do Arroio Caverá deixam a via submersa, fazendo com que os veículos pesados tenham que procurar estradas alternativas para transitar entre a cidade e o interior. Até agora, já foram investidos cerca de R$ 3 milhões na obra.

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