Você Está
Início > Notícias > Cidade > Novas chuvas alteram os níveis dos rios em Rosário do Sul, mas não preocupam

Novas chuvas alteram os níveis dos rios em Rosário do Sul, mas não preocupam

Conforme a Defesa Civil de Rosário do Sul, o nível do Rio Santa Maria na quinta-feira (1º) estava em torno de quatro metros – ou 2,8 metros acima da normalidade. Nesta sexta-feira (02), já baixou 30 centímetros. Já o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN), cuja estação hidrológica está localizada na ponte do Rio Ibicuí da Armada, marcava 3,09 metros no fim da tarde de quinta, ou seja, cerca de 1,9 metros acima do nível normal. Desde então o volume diminuiu consideravelmente, apontando 2,9 metros no início dessa tarde.

O rio Ibicuí subiu até quarta-feira (31), quando atingiu a marca de 3,19 metros às 22h da noite. Após, vem baixando aos poucos, acelerando desde ontem. Já o rio Santa Maria subiu até quinta-feira (1º), também de forma lenta. Na terça-feira (30), o nível estava em 3,9 metros. Não houve registro de desabrigados ou desalojados por motivo das últimas chuvas no município até então.

Segundo o Climatempo, deve voltar a chover em Rosário apenas no domingo (04), quando estão previstos 5 milímetros de precipitação. Segundo o Climarosul, o acumulado de chuva de 02 de maio até essa sexta-feira (02), foi de 195,8 milímetros. Em maio, o Rio Santa Maria chegou a fica 5 metros acima do seu nível normal e as águas invadiram a Praia das Areias Brancas e arredores, forçando duas famílias a deixarem suas casas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top