Você Está
Início > Notícias > Cidade > Novo alerta de tempestade é emitido para o RS

Novo alerta de tempestade é emitido para o RS

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta com grau de perigo laranja para esta quinta-feira (9). O aviso é válido para todo o Rio Grande do Sul.
Conforme o alerta meteorológico, existe a possibilidade de chuva de até 100 milímetros no dia, ventos intensos de 60 a 100km/h e queda de granizo. A Defesa Civil do RS e de Rosário do Sul também emitiram aviso sobre o mesmo evento.
Conforme o INMET, o alerta de tempestade inicia a meia noite e se prologará até o final da quinta. Existem riscos de corte de energia, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos.
O INMET também divulgou instruções, que em caso de vendaval, não deve se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de quedas, não estacionar veículos próximos de torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível desligar equipamentos e a chave geral de energia dos imóveis.
O alerta laranja é o segundo mais forte em uma escala de quatro cores usadas pelo instituto para informar o grau de eventos climáticos. O mais forte é o vermelho. Até esta data, Rosário do Sul esteve relacionado a diversos avisos de tempestade.
De acordo com pluviômetro particular, instalado no Bairro Primavera, até o dia 6, já havia chovido 40 milímetros. Em todo o ano de 2019 o índice era de 1.069,5mm, elevado devido a chuva fora do normal que atingiu Rosário no mês de janeiro, quase quatro vezes superior a média histórica e que ficou em 566,0mm.
A Defesa Civil do RS emitiu alerta de fortes chuvas para os próximos dias. Conforme declarou Iran Najar, da Defesa Civil de Rosário, o aviso foi divulgado como forma de prevenir para possíveis transtornos pelo volume de chuva previstos e para que os municípios se preparem para atender essas situações, caso ocorram. Em caso de urgência ou transtorno, o telefone da Defesa Civil de Rosário é 999839345. As pessoas também podem ligar para o Corpo de Bombeiros pelo 3231-3500 ou 193.

Foto: Reprodução / INMET

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top