Você Está
Início > Notícias > Destaque > Novo empreendimento residencial para Rosário do Sul é apresentado em audiência pública

Novo empreendimento residencial para Rosário do Sul é apresentado em audiência pública

Rosário do Sul poderá ganhar um novo bairro. O empreendimento privado foi divulgado em audiência pública, proposta pelo vereador Leonardo Vargas (PTB), no Plenário Amaro Gomes de Souto, na Câmara de Vereadores, na noite de sexta-feira (29).

Durante a audiência de Apresentação de Viabilidade Urbana foi informado que para que haja a possibilidade de concretização do investimento, a Administração Municipal deverá encaminhar ao Poder Legislativo um Projeto de Lei de Ampliação da Área Urbana do Município, visto que o local destinado ao Bairro Solar Areias Brancas está localizado no entroncamento das BRs 290 e 158 – trevo de saída para Santana do Livramento.

Empreendimento deverá gerar 200 empregos diretos. Foto: Rhayza Moreira / Gazeta de Rosário

A área de seis hectares já pertence à Abb Incorporadora Ltda, empresa de Pelotas realizadora do projeto. Ou seja, já existe um investimento inicial da Incorporadora na cidade. Caso o projeto saia do papel, R$ 35 milhões deverão ser investidos apenas na primeira fase da área residencial. Neste período, em média 200 empregos diretos deverão ser gerados.

O empreendimento deverá contar com uma área residencial, com 150 apartamentos, podendo ser ampliado para 300 apartamentos, um Centro Educacional, área verde, concessão de área para a construção de uma creche, hotel e uma área destinada a atividades múltiplas.

Entenda o caso

O Estudo de Viabilidade Urbana apresentado no Plenário Amaro Souto aponta que as exigências municipais para construção de grande porte foram atendidas pela empresa. Porém, a ampliação da área urbana seria necessária, pois empreendimentos residenciais não são financiáveis se construídos em áreas rurais.

Realizadores do projeto com empresários e vereadores da cidade. Foto: Divulgação / Câmara de Vereadores

Dentro da Legislação Municipal existe a possibilidade de tornar apenas a área reservada para o empreendimento em área urbana. Anteriormente, uma área localizada a 22km do centro da cidade foi urbanizada para a construção de um polo industrial. O bairro Solar Areias Brancas ficaria a 4,6 km do centro de Rosário do Sul.

Segundo Jubal Joel dos Santos, engenheiro encarregado do projeto Solar Areias Brancas, a empresa Abb Incorporadora está apenas aguardando a regularização da área, por parte do poder público, para dar início à construção do empreendimento.

Ele enfatizou também que um condomínio com a estrutura do Solar Areias Brancas seria um cartão de visitas para quem passa pela cidade. “Rosário do Sul é uma cidade centro do Mercosul, e ter um bairro como o Solar Areias Brancas logo na chegada da cidade certamente atrairia muitos turistas, gerando renda para a economia local”, destacou Jubal.

Município pretende enviar o projeto de lei ao Legislativo

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Rosário do Sul, o processo já está tramitando na Secretaria de Planejamento e dentro de 30 dias deve ser concluído, para encaminhamento ao Legislativo e posterior votação. O órgão também informa que uma nova audiência pública deve ser realizada, deve vez convocada pela Administração Municipal.

Conforme a assessoria de imprensa informou à reportagem da Gazeta, o município encontrou uma forma de viabilizar o processo sem prejudicar os demais estabelecimentos que já estão lotados naquela área e que pagam impostos como rural.

Reportagem: Rhayza Moreira / Gazeta de Rosário
Fotos: Rhayza Moreira / Gazeta de Rosário e Divulgação / Câmara de Vereadores

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top