Você Está
Início > Notícias > Cidade > Núcleo de Mediação de Conflitos é inaugurado em Rosário

Núcleo de Mediação de Conflitos é inaugurado em Rosário

Na tarde desta quinta-feira (23) aconteceu a cerimônia de inauguração da sala onde funcionará o Núcleo de Mediação de Conflitos, no prédio da Delegacia de Polícia de Rosário do Sul. A mediação é um modelo de autocomposição indireta, ou assistida, onde as partes buscam a solução de uma demanda com auxílio de terceiro.

Durante a solenidade, algumas das autoridades presentes se pronunciaram sobre a inauguração. O Sub Chefe de Polícia Civil, Delegado Fábio Motta Lopes, destacou que o núcleo tem como objetivo resolver situações que não são de extrema gravidade. “A importância do núcleo é exatamente para resolvermos essas pequenas infrações penais, esses delitos de menor potencial ofensivo, através da conversação, através do diálogo, através de uma justiça restaurativa”, explicou Lopes. O Núcleo terá como responsáveis as policiais Rosângela Santana e Natieli Batistela.

Ainda segundo o delegado, dados estatísticos demonstram que, a longo prazo, a cada mediação realizada, ocorrências deixam de chegar às delegacias e ao poder judiciário. Lopes também afirma que a Polícia Civil do Rio Grande do Sul tem avançado, em relação aos demais estados do país, na criação de núcleos de mediação de conflitos.

Autoridades se manifestaram sobre o tema

Leia mais notícias da editoria Polícia

Na oportunidade, Lopes reiterou a vinda de cinco novos policiais, que estão em fase de término de curso policial na Acadepol. Eles irão suprir parcialmente o déficit de pessoal enfrentado pela DPPA, com a aposentadoria de alguns servidores.

Também estiveram presentes no evento a prefeita municipal, Zilase Rossignollo (PTB), o vereador, Glei Pacheco (PDT), o comandante do 4º RCC, Tenente Coronel Augusto Valentini da Silva, o diretor do departamento de polícia do interior, Del. Joerberth Pinto Nunes, a delegada regional da 12ª DPRI, Ana Luiza Tarouco e o delegado titular da DPPA de Rosário, Fábio Miguez.

Para concluir a solenidade, as autoridades presentes descerraram a fita inaugural da sala. Logo após os convidados participaram de um coquetel. Na oportunidade, o primeiro secretário do Grupo de Apoio da Polícia Civil (GAPC), Toni Gonçalves, apresentou os trabalhos exercidos durante os seis anos do grupo. No mesmo momento houve a apresentação da sala de vídeo monitoramento, do projeto Estamos de Olho.

Após cerimônia foi servido um coquetel

Reportagem: Larissa Hummel e Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Foto: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top