Você Está
Início > Notícias > Cidade > Escola Oliveiro Thaddeo desenvolve projeto Jornal na Escola

Escola Oliveiro Thaddeo desenvolve projeto Jornal na Escola

Na última terça-feira (7) a redação da Gazeta de Rosário recebeu alunos do 7° ano da Escola Municipal Oliveiro Thaddeo. A visita faz parte do projeto Jornal da Escola: Gênero notícia. Eles puderam conhecer como se organiza a redação de uma mídia impressa.

Com perguntas prontas e celulares gravando as respostas, os estudantes conversaram com os repórteres sobre a rotina de uma redação. Essa foi a primeira fase do projeto. A partir de agora, eles têm a missão de elaborar textos noticiosos que serão expostas em um mural, o qual ficará fixado na escola. Toda semana as notícias serão atualizadas, com informações da comunidade, fatos divulgados na mídia, a história da imprensa e eventos da escola. O mural também terá espaço para agenda do mês, tirinhas e cruzadinhas interativas. Tudo produzido pelos 22 alunos que participam do projeto. Durante a recreação, dois alunos estarão à disposição para auxiliar e dar mais informações sobre o material aos demais alunos interessados.

Leia mais notícias da editoria Cidade

A idealizadora da iniciativa é Claudia Tavares, professora há quase 10 anos na rede municipal. Em entrevista à Gazeta, ela conta que percebe nos alunos uma grande resistência em estudar o português e praticar a leitura. “É o que eu sinto a cada geração que passa pelas minhas mãos. A leitura está se escasseando e, dessa forma, os alunos estão ficando sem opinião sobre nada”, disse.

Diante disso, a professora teve a iniciativa de desenvolver o projeto que visa estimular o hábito da leitura, de buscar se informar e até mesmo argumentar sobre os assuntos. “Nada melhor do que a notícia. Já que muitos dos nossos alunos não têm acesso a livros, o jornal, de certa forma, é muito mais acessível”, salientou. Outra questão que será trabalhada no projeto é a interpretação de texto. “O projeto vai possibilitar que os alunos identifiquem as finalidades dos textos, as informações básicas e compreendam as informações que estão ali”, explicou Claudia. Além disso, há os objetivos específicos de identificar características de modalidades oral e escrita, bem como conseguir transpor ou transcrever uma narração oral para o texto escrito.

Deixe uma resposta

Top