Você Está
Início > Notícias > Destaque > Terceira onda de frio de 2018 atinge o Rio Grande do Sul

Terceira onda de frio de 2018 atinge o Rio Grande do Sul

Uma massa de ar polar de alta intensidade atingiu o sul do Brasil nesta quarta-feira (13). As previsões apontam que ela ainda irá proporcionar ao menos cinco dias de temperaturas negativas e geadas. O frio deve seguir até o próximo sábado (16).

Alertas foram emitidos tanto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), como a Defesa Civil do Rio Grande do Sul.

A intensa onda de ar polar que provoca nevascas na Argentina e no Chile desde maio trouxe forte vento gelado para o RS. Nesta quarta-feira, o INMET emitiu aviso de evento climático com grau laranja – o segundo, na escala que tem quatro índices. O mapa indica perigo com risco à saúde e temperaturas de 5°C abaixo da média do período por três até cinco dias. Já a Defesa Civil do estado encaminhou mensagem via SMS para celulares, apontando frio intenso com a nova massa de ar polar, também válida até o fim de semana.

Em Rosário do Sul, já na madrugada de quarta-feira os fortes ventos de origem polar aumentaram a sensação de frio. Além das temperaturas mínimas, o vento seguirá proporcionando uma maior sensação de frio até o final de semana.

Leia mais notícias da editoria Geral

O frio chega cerca de uma semana antes da data oficial do início do inverno. As baixas temperaturas provocaram muito transtorno na Argentina e no Chile, e também afetou alguns serviços no Uruguai. Na Argentina, as nevascas cobriram cidades, estradas e plantações.

Conforme o INMET, a previsão numérica, que pode variar para mais ou para menos, aponta temperaturas entre 6°C e 16°C para esta quarta-feira. Na quinta (14), a mínima deve ser de 4°C e a máxima de 12°C. Sexta (15), os termômetros ficarão entre 2°C e 12°C. E no sábado, entre 2°C e 14°C.

Em todos esses dias há possibilidade de geada ao amanhecer. No domingo a temperatura deve começar a subir novamente. O INMET prevê mínima de 3°C e máxima de 16°C.

Recordes de mínimas em 2018

  • 1º lugar: 1,5°C em 24 de maio

  • 2° lugar: 2,2°C em 07 de junho

  • 3º lugar: 2,4°C em 08 de junho

  • 4° lugar: 2,6°C em 23 de maio

Fonte: Observatório Climarosul

Previsão INMET*

  • Quinta-feira (14): 2°C a 12°C

  • Sexta-feira (15): 2°C a 12°C

  • Sábado (16): 2°C a 14°C

  • Domingo (17): 3°C a 16°C

*Previsão numérica que pode oscilar para mais ou menos

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Foto: Reprodução / INMET

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top