Você Está
Início > Notícias > Destaque > Polícia Civil deflagra Operação Campo Seco para combate a crimes rurais

Polícia Civil deflagra Operação Campo Seco para combate a crimes rurais

Na manhã desta terça-feira (11) a Polícia Civil deflagrou a Operação Campo Seco. O objetivo é desarticular uma organização criminosa que praticava crimes rurais em diversos municípios gaúchos. Rosário do Sul está entre as cidades envolvidas.

A ação resultou na prisão de nove pessoas, apreensão de um adolescente, bem como de quatro armas de fogo. Carne imprópria para consumo também foi recolhida pelos policiais. Em Rosário do Sul, no bairro Jardim Paraíso, foram apreendidos quatro telefones celulares, um pendrive e uma porção de maconha.

Objetos apreendidos em Rosário do Sul

A operação foi denominada Campo Seco por ter iniciado após um violento roubo de defensivos agrícolas ocorrido na localidade de Campo Seco, divisa entre os municípios de Rosário do Sul e Dom Pedrito.

O trabalho, que foi coordenado pelos delegados André Mendes e Cristiano Ritta, iniciou com a Força Tarefa de Combate aos Crimes e Abigeato e continuou através da Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (DECRAB). As investigações vêm sendo realizadas há mais de dez meses.

Leia mais notícias da editoria Polícia

O objetivo é desarticular uma organização criminosa

Mendes relatou que a investigação levou a uma organização criminosa especializada em roubos e furtos a defensivos agrícolas, com participação também em crimes como tráfico de drogas e abigeato. Conforme o delegado, além de Rosário do Sul e Dom Pedrito, Cacequi, São Vicente do Sul, São Gabriel e Lavras do Sul também foram acometidas. No decorrer das investigações pelo menos sete inquéritos policiais foram instaurados para apurar crimes praticados pela organização criminosa.

A polícia representou por 30 medidas judiciais junto ao Poder Judiciário da Comarca de Rosário do Sul, entre elas prisões preventivas, mandados de busca e apreensão, quebras de sigilo telemático, entre outras.  A representação teve parecer favorável do Ministério Público e foram deferidas pelo Poder Judiciário, sendo sete prisões preventivas e 18 buscas e apreensões. Participaram da Operação 120 policiais civis, que cumprem os mandados nos municípios de Cacequi, Jaguarí, Santa Maria, Dom Pedrito e Rosário do Sul.

Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top