Você Está
Início > Notícias > Geral > Operação Ibicuí foi realizada pelo Exército na região de Rosário do Sul

Operação Ibicuí foi realizada pelo Exército na região de Rosário do Sul

Encerrou nesta sexta-feira (30), a Operação Ibicuí, desenvolvida desde o dia 22 de novembro pela 3ª Divisão de Exército (3ª DE), por intermédio da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (3ª Bda C Mec). O exercício militar englobou os municípios de Santana do Livramento, Rosário do Sul e Cacequi.

O Exercício, dirigido pelo Comandante da 3ª Bda C Mec, General de Brigada Carlos Augusto Ramires Teixeira, buscou a certificação do Estado-Maior das Unidades componentes da Brigada FORSUL, tropa de pronto emprego na defesa externa da 3ª DE.
Além da certificação do Estado-Maior, a Operação Ibicuí serviu para o adestramento de 2.000 militares com o emprego de 471 viaturas, através de manobra de dupla ação em operações ofensivas e defensivas, aprimorando as técnicas e procedimentos da tropa nas funções de combate, movimento e manobra, comando e controle, inteligência, fogos, logística e proteção.

O destaque da Operação foi a realização do tiro com a utilização dos Blindados Leopard 1A5, do 4º Regimento de Carros de Combate, de Rosário do Sul,  que constituem-se no que há de mais moderno em termos de carro de combate no Brasil, e das Viaturas Blindadas de Reconhecimento Cascavel, ocorrido no dia 27 de novembro, na região do Barro Vermelho em Rosário do Sul.

Frota dos Leopard 1 A5 do 4º RCC de Rosário do Sul durante a Operação Ibicuí

O evento contou com a presença do General de Divisão Mauro Sinott Lopes, Comandante da 3ª DE e Comandantes das Grandes Unidades subordinadas.

Conforme o Subtenente Marcos Antônio, da Seção de Comunicação Social da 3ª Divisão de Exército, participaram do exercício a 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Bagé), a 6ª Brigada de Infantaria Blindada (Santa Maria)- da qual o 4º RCC faz parte, a 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Santiago), a 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Uruguaiana), o 19º Batalhão de Infantaria Motorizado (São Leopoldo) e o 1° Batalhão de Comunicações (Santo Ângelo).

Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top