Você Está
Início > Notícias > Operação São Diogo da Polícia Civil prende quatro pessoas por crimes rurais

Operação São Diogo da Polícia Civil prende quatro pessoas por crimes rurais

A Polícia Civil através da Delegacia Especializada em Crimes Rurais e Abigeato (DECRAB) de Bagé deflagrou, nesta terça-feira (26), a Operação São Diogo, que investiga uma quadrilha de criminosos que praticavam crimes rurais em todo o RS, entre eles a região da Fronteira e Campanha. Quatro foram presos em Ijuí, onde era a sede da organização criminosa.

A ação do Decrab em Ijuí contou com apoio da Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria de Agricultura, e teve como objetivo desarticular a quadrilha especializada em furtos e roubos de defensivos agrícolas e outros crimes rurais no RS.

A organização tinha sede em Ijuí e era investigada desde janeiro deste ano pelo Decrab Bagé após um violento roubo ocorrido em uma propriedade de Pedras Altas, fronteira com o Uruguai. Na ocasião foram roubados aproximadamente um milhão de reais em defensivos agrícolas e maquinários. Os investigados estavam fortemente armados, usaram de violência e prenderam a família vítima do roubo.

Investigações do Decrab apontaram que, além de roubos e furtos a propriedades rurais, eles também atuavam no comércio ilegal de arma de fogo, falsificação e comércio ilegal de defensivos agrícolas.

Conforme o delegado André Mendes, titular do Decrab Bagé, foi feito, após as investigações, as representações junto ao Judiciário com mandados de busca e apreensão e prisões preventivas dos líderes da organização.

Leia mais notícias da editoria Polícia

Durante as buscas foram apreendidos: grande quantidade de defensivos agrícolas de origem uruguaia (contrabando), defensivos agrícolas com origem desconhecida; produtos agrícolas com suspeita de adulteração e/ou falsificação; aproximadamente R$ 10.000,00 em cheques e valores em espécie, obtidos através da venda de produtos agrícolas irregulares; e veículos utilizados pelo bando em assaltos a propriedades rurais.

Um dos líderes do bando foi preso pela Polícia Rodoviária Federal de Bagé, quando estava em deslocamento para efetuar entregas de produtos agrícolas na fronteira, os outros três foram presos em Ijuí durante as buscas realizadas pela Polícia Civil e pela Brigada Militar, sendo um em flagrante, de posse dos defensivos irregulares.

Conforme Mendes, após a organização criminosa cessar suas atividades, deverá ocorrer uma significativa diminuição nos furtos e roubos de defensivos agrícolas no Estado, uma vez que o bando atua em todas as regiões. As investigações apontam deslocamento dos alvos – com suspeita de participação em crimes – pelos municípios de Rio Grande, Bagé, São Vicente do Sul, Pinheiro Machado, Pedras Altas, Lageado, Cruz Alta, Santiago, Uruguaiana, São Gabriel, entre outros.

Foto: Decrab / Bagé / Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top