Você Está
Início > Notícias > Cidade > Operações do Exército movimentam interior de Rosário do Sul

Operações do Exército movimentam interior de Rosário do Sul

O Campo de Instrução Barão de São Borja (CIBSB) entre Rosário do Sul e Cacequi, recebe desde o início de setembro, operações militares do Exército Brasileiro. O destaque até o momento é a Operação Iguaçu, que iniciou no dia 29 de outubro com fim previsto para 5 de novembro.

A Operação Iguaçu é desenvolvida pela 15º Brigada de Infantaria Mecanizada – Brigada Guarani, com sede em Cascavel, no Paraná. Ela emprega grande número de viaturas blindadas, e cerca de dois mil militares. Entre os blindados utilizados estão o Urutu, para transporte de pessoal, e Cascavel, para tiros.

Até então, o CIBSB movimentou cerca de três mil militares de várias unidades do Exército Brasileiro. A operação anterior, foi realizada pela 5ª Brigada de Cavalaria Blindada que foi intitulada Operação Aço. O exercício foi o mais longo, realizado entre oito de setembro e 27 de outubro, com adestramento dos militares. A atividade empregou organizações militares de Curitiba, Ponta Grossa e Rio Negro, do Paraná, além de Porto União, de Santa Catarina. Nesta operação, foram executados 368 tiros com canhão 105 milímetros.

Carros de Combate Urutu, do 33º Batalhão de Infantaria de Cascavel

Ainda estão previstas outras duas operações. A próxima será a Operação Punhos de Aço, desenvolvida pela 6ª Brigada de Infantaria Blindada, com sede em Santa Maria, entre os dias 11 e 16 de novembro. Participam as organizações militares de Santa Maria, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul e Alegrete.

A última será a Operação Ibicuí, com realização entre 22 e 23 de novembro, organizada pela 3ª Divisão de Exército e envolvendo militares de Uruguaiana, Bagé, Santa Maria e Rosário do Sul. Ao final de todos os exercícios militares, o efetivo empregado chegará aos cinco mil militares.

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Foto: Comando Militar do Sul/Divulgação

Twitter 15ª Bda Inf Mec/Reprodução

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top