Você Está
Início > Notícias > Geral > Outono inicia com chuva na região

Outono inicia com chuva na região

Na manhã de sábado (20) iniciou o outono no hemisfério sul. E para a região de Rosário do Sul foi com forte calor e depois uma chuva com o volume mais expressivo de março. A estação, que termina no dia 21 de junho, é de transição e tem como características a incursão de massas de ar frio do sul do continente, principalmente na região Sul e parte da sudeste, onde ocorrem fenômenos adversos como nevoeiros na região sul.

O primeiro dia da nova estação foi marcado por forte calor durante o dia e, como estava previsto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), um sistema de instabilidade chegou da Argentina passando pelo Uruguai e ingressando no RS, trazendo chuva, com tempestade elétrica entre nuvens. A chuva em Rosário do Sul variou de locais, sendo que na zona norte choveu 60 milímetros, na zona sudoeste, bairro Jorge Arigony chegou a 47 e no centro, 40mm. Em partes do interior, chegou a 70mm, como no Vacaquá.

A chuva não afastou a sensação de calor, com temperaturas amenas ao amanhecer e aumentando durante a tarde. A segunda-feira (22) iniciou com chuvisco, as temperaturas variam de 19 a 27°C. Segundo o INMET a previsão era de chuvisco também a tarde e chuva isolada pela noite com muitas nuvens e ventos fracos.

Conforme o Metsul divulgou no Youtube, esta primeira semana de outono ainda irá lembrar as caraterísticas de verão, e para o RS, de segunda a sexta-feira, o maior volume de chuva será na região da Fronteira Oeste e sul, com médias de 50 a 80mm de chuva. A semana será úmida com pancadas de forma recorrentes e oscilação térmica. Com o ingresso de ar mais quente em alta altitude vindos do centro da América do Sul, entre quinta e sexta-feira as temperaturas se elevarão, principalmente no dia 26, quando ocorrerão máximas de até 35°C.

O INMET emitiu um prognóstico do outono para nossa região, onde as chuvas tendem a ser abaixo da média, porém esperam-se chuvas ligeiramente acima da média no litoral gaúcho. O INMET indica que as temperaturas médias devem ser próximas e ligeiramente acima da climatologia para os meses de outono. Incursões de massas de ar frio mais intensas a partir de maio, podem provocar temperaturas abaixo da média, principalmente no RS e SC, além da possibilidade de geadas nas áreas serranas desses Estados.

Março é o mês com menos chuva em Rosário

Os sessenta milímetros registrados no sábado (20), foi a maior chuva em março, que registra uma maior estiagem. Até ali havia chovido somente 47,5 mm com destaque para a chuva do dia 16, quando uma supercélula de tempestade trouxe também ventos de até 71km/h em poucos minutos. Com o acumulado de sábado, a chuva de março chega a 107,5mm. Em janeiro choveu 301mm e 273mm em fevereiro, o que totaliza 681,5mm até aqui em 2021.

Foto: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top