Você Está
Início > Notícias > Cidade > Padre Maurício, ex-pároco de Rosário do Sul, conta como está a pandemia na Itália

Padre Maurício, ex-pároco de Rosário do Sul, conta como está a pandemia na Itália

Dos Alpes italianos na divisa com a Áustria e Suíça, na região de Trento, o ex-pároco de Rosário do Sul Maurício Gottardi, 82 anos, contou à reportagem da Gazeta de Rosário como é o cotidiano em meio à reclusão no norte da Itália devido à pandemia do Coronavírus, que teve uma grande mortandade naquele país.

Gottardi regressou à Itália em 2015, após ter servido como padre no Brasil por várias décadas. Entre as paróquias que ele serviu estão Cacequi e Rosário do Sul, onde foi o pároco entre 1997 até 2015.

A Gazeta de Rosário entrou em contato com o padre, que falou como é a rotina de confinamento no norte italiano, uma das regiões mais atingidas pelo Covid-19. “Vivo na região conhecida de Trentino, do tamanho de Rosário do Sul. Somos parte do domínio do Coronavírus após um fim de semana, talvez o mais tenebroso aqui com 15 vítimas e 400 atingidos pelo vírus. Hoje, segunda-feira, nos chegam umas notícias que as coisas estão se amenizando, se percebe uma pequena diminuição em toda a Itália, inclusive na Lombardia e norte do país, região mais atingida até agora”, disse.

Mauricio lembra que as pessoas ainda estão apavoradas, preocupadas, assustadas e “engaioladas” em suas casas. “Como eu no meu estúdio-casa, de onde me encontro há uma semana, mas seguro esperando que passe”, assinalou.

Padre Maurício mora em Pietramurata, em Trento, norte da Itália

“Tudo está deserto, ninguém nas ruas, tudo fechado, as regras são iguais para todos os países, é só obedecer que é melhor”, destaca. Gottardi lembra que cartazes também são distribuídos na região dizendo que a coisa passa e que venceremos. “As igrejas estão vazias de pessoas, mas cheias de fé no Deus da Vida e de orações e confianças nos homens e mulheres da medicina e da ciência, médicos, enfermeiros (as) e tanta gente que cuida da vida, sabem e irão vencer. As famílias se unem se tornam mais famílias”, acrescentou.

O sacerdote católico encerrou a conversa cheio de esperança e desejando o melhor tanto para italianos como para os gaúchos. “É um momento difícil que ninguém esperava. Na guerra? Pode até ser considerada, mas não a terceira, pois esta não é como aquelas, esta é global. Só não chegou ainda na Lua, mas chegou aqui em Pietramurata e aí em Rosário do Sul. Coragem, juntos vamos vencer. Um abraço do tamanho de Rosário do Sul cidade e campo”, pontuou.

Saiba mais

Conforme o rastreador do Covid-19, o total de casos confirmados até a manhã desta segunda-feira (23), era de 351.705 em todo o mundo com 15.361 mortos. Na Itália, pais com mais mortalidade eram 59.138 casos, sendo 46.638 ativos, 7.024 recuperados e 5.476 mortos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top