Você Está
Início > Notícias > Cidade > Pais se mobilizam para reformar quadras em escola

Pais se mobilizam para reformar quadras em escola

Pais e responsáveis de estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Marçal Pacheco se uniram para auxiliar a instituição. O grupo realiza ações para angariar recursos e suprir as principais necessidades da escola. Dessa vez, o valor arrecadado será utilizado para reformar duas quadras esportivas.

O grupo é denominado “Amigos da Escola Marçal Pacheco” e foi criado em 2015 com objetivo de facilitar a comunicação entre pais e direção escolar, através do WhatsApp. Todos os pais do educandário podem participar, as reuniões são realizadas quando necessário. O grupo atua junto ao Círculo de Pais e Mestres (CPM) e ao Conselho Escolar.

A primeira ação junto à escola foi a aquisição de uma geladeira. Eles já auxiliaram doando alimentos para a merenda e também para alunos de famílias carentes, incluindo vestuário. O principal projeto para este ano é arrecadar recursos para custear a despesa com a reforma das quadras esportivas. Para tornar possível, está sendo realizada uma ação entre amigos de Dia das Mães que sorteará uma cesta de produtos e brindes, dia 10 de maio. Há também o bazar beneficente que recebe doações e comercializa produtos por valores simbólicos. As peças são vendidas através de um grupo do Facebook e nos dia 9 e 10 de maio, o bazar será realizado na escola.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Em entrevista à Gazeta, a diretora da escola, Andrea Weber, conta que não seria possível realizar a reforma somente com a verba do Governo do Estado, pois a prioridade são obras emergenciais. “A escola vem se destacando nos esporte e dá todo o apoio aos alunos e queremos promover a participação deles em competições (…). A escola manifestou esse interesse [da reforma] para os pais já faz dois anos e até então não havia concretizado o projeto. Um grupo de pais formou uma comissão e demonstraram interesse de agilizar essa reforma”, contou.

Valor arrecadado será utilizado para reforma das quadras (Foto: Divulgação)

Serão reformadas as quadras de vôlei e de basquete. Além destas, a escola conta também com uma quadra de futsal. Conforme a diretora, os tramites legais para viabilizar a obra já estão em andamento. A 19º Coordenadoria Regional de Educação (CRE) já foi contatada e deve encaminhar em breve um engenheiro para orientar tecnicamente. Ainda não há um valor oficial de quanto custará a reforma, pois aguarda a visita do engenheiro. Entretanto, Andrea explicou que deve girar em torno de R$ 20 mil.

A diretora comentou sobre a importância da participação de todos. “É super importante essa participação dos pais, tem um espírito de soliedariedade, de gratidão. É um grupo que está afim e irá conseguir, embora o custo não seja tão barato”, disse. Ela também falou sobre o envolvimento dos alunos. “Queremos fazer atividades que envolvam o aluno também. É importante que ele se sinta participante desta grande atividade que é o projeto da quadra, que se mobilize também”, finalizou a diretora.

Atualmente, a escola conta com 504 alunos, distribuídos em Ensino Fundamental, anos iniciais e finais, até à Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Reportagem: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário
Foto em destaque: Renato Moraes / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top