Você Está
Início > Notícias > Cidade > Palestras de prevenção e orientação em escolas são realizadas

Palestras de prevenção e orientação em escolas são realizadas

Policiais lotados no 3º Esquadrão de Polícia Montada de Rosário do Sul realizaram palestras em escolas do município buscando levar aos alunos da rede pública orientações contra a violência, os malefícios das drogas e outros assuntos. O projeto chama-se Patrulha Voluntária Escolar, e está completando um ano neste mês.

A ideia voluntária partiu do Soldado Edenilson Silveira e do Sargento Claisson Almeida que, com a autorização do Capitão Magno Siqueira, comandante da Brigada de Rosário, iniciaram o projeto de prevenção. Conforme os policiais, as palestras são práticas, usando também audiovisual, falando a respeito da violência, seus malefícios, e apresentando experiências de rua e de vivência profissional sobre o tema. A primeira delas ocorreu no Instituto Ruy Ramos.

Os policiais explicaram aos alunos a diferença entre as escolhas deles no seu dia-a-dia e na sua formação moral. Também versaram sobre a diferença de criança, adolescente e adulto nas faixa-etárias de idade, as regras e direitos e do Estatuto da Criança e do Adolescente, crime e ato infracional, bullying, respeito aos professores, crimes de desacato e desobediência contra professor, entre outros.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Nesta semana a palestra foi direcionada aos alunos do 4º ao 9º ano na Escola Estadual Anchieta, no bairro Ana Luiza, na manhã de quarta-feira (26). A próxima a ser atendida será a escola Nossa Senhora do Rosário. O evento contou com a presença do Sargento Claisson, Sd Edenilson e do Sd Ritiano Borges.

Segundo Edenilson, o evento foi exitoso. “A recepção por parte dos alunos foi muito boa. Estão gostando e perguntaram muito, interagem bastante. Creio que vai torna-los melhores, capazes de saber sobre o que é certo e errado e as consequências das escolhas erradas”, explicou o militar.

A palestra na escola Anchieta foi realizada justamente no dia 26 de junho, Dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, difundido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Para a diretora da escola Anchieta, Rejane Bello, a palestra reforça o trabalho de prevenção que já vem ocorrendo no educandário através do Programa de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD), desenvolvido pela Sd. Andreia Rangel, também da Brigada Militar. “Foi bem produtiva, os alunos interagiram bastante. Acho que ficaram bem alerta quanto aos problemas com drogas”, relatou a diretora.

Saiba Mais

Experiências bem sucedidas de palestras e orientações tem auxiliado os jovens a não entrarem no mundo da criminalidade. Um deles é o PROERD ministrado em Rosário pela Brigada Militar com curso para alunos pela Soldado Andreia Rangel. O programa existe no município há vários anos e já formou centenas de alunos de várias escolas. Atualmente é desenvolvido na escola Anchieta.

Leia mais notícias da editoria Polícia

Além da participação direta da Brigada, igrejas realizam sua colaboração de orientar alunos e estudantes. Nesta semana o Soldado Edenilson foi convidado pelo Pastor Samuel Pinheiro, para participar também de suas palestras. O pastor Pinheiro, da Igreja Evangélica Deus Tem o Melhor (IEDTM), tem realizado palestras motivacionais, de experiência de vida para alunos da rede pública. O evento ocorrerá na escola Padre Ângelo Bartelle. “Na palestra eu conto como superei os desafios da vida para chegar onde estou”, destacou o pastor Samuel.

Diretora Rejane Bello, PMs Ritiano, Edenilson e Sgt Claisson durante a palestra

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Fotos: Divulgação / Brigada Militar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top