Você Está
Início > Notícias > Participantes de audiência defendem mais políticas públicas para o teatro no RS

Participantes de audiência defendem mais políticas públicas para o teatro no RS

Na tarde desta sexta-feira (3), o Teatro Municipal João Pessoa, em Rosário do Sul, sediou audiência pública realizada pela Assembleia gaúcha com o tema “O Teatro em Cena no RS: Cultura, Educação, Economia e Vida.” O evento foi promovido pela Presidência da Casa e pelo Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional. 

No começo do evento, o presidente da ALRS, deputado Valdeci Oliveira (PT), entregou a integrantes do Grupo Teatral Art & Vida, de Rosário do Sul, uma placa em homenagem aos 25 anos do grupo, comemorado no último dia 13 de maio. Após, se pronunciaram o prefeito Vilmar de Oliveira; o secretário municipal de Desporto, Cultura e Turismo, Glei Pacheco; e o vereador Atheros Cides dos Santos, que saudaram a interiorização da Assembleia Legislativa e destacaram a importância da cultura para fomentar o município, citando especialmente o Festival Internacional de Teatro Rosário em Cena.

O presidente Valdeci lembrou que foi o autor dos projetos que incluíram no Calendário Oficial de Eventos do Estado o Rosário em Cena e os festivais realizados em 16 municípios que compõem o Coletivo Interior em Cena. O parlamentar destacou que a cultura faz parte da economia criativa e contribui para o desenvolvimento dos municípios, do estado e do país. “Um povo culto pode ser mais livre, pensar e exercer sua cidadania com muito mais capacidade”, afirmou, defendendo que o acesso à cultura chegue também às pessoas mais humildes. Ao fim de seu discurso, anunciou que, para 2023, o deputado federal Paulo Pimenta (PT/RS) destinará uma emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil para a realização de melhorias no Teatro Municipal João Pessoa. 

O presidente do Colegiado Setorial de Teatro do Rio Grande do Sul, Airton Gonçalves de Oliveira, falou da importância do Rosário em Cena, que traz para a cidade espetáculos não apenas do RS ou do país, mas também da América Latina. Ele também parabenizou a ALRS por interiorizar os debates e dar voz ao interior e relatou o trabalho do colegiado para que os editais da Lei Audir Blanc fossem regionalizados, possibilitando que artistas do interior também fossem contemplados. Ainda citou que o colegiado está lutando para que se derrube os vetos do presidente Bolsonaro às leis Paulo Gustavo e Audir Blanc 2. Por fim, enalteceu a preservação do Teatro Municipal João Pessoa, mas que o local necessita de equipamentos e melhorias, assim como os demais teatros do interior do RS. “Tenho certeza que esse movimento cultural no interior vai fazer com que se agilize isso”, declarou.

A atriz Sandra Pimentel Loureiro, que foi premiada no “Rosário em Cena 2022”, falou da importância da formação dos artistas e de como eles podem repassar seus conhecimentos adiante para as novas gerações. Neste sentido, lembrou que o Rosário em Cena proporciona essa troca entre a comunidade local e os grupos de teatro visitantes. Ela ainda disse que um dos grandes méritos do festival é a descentralização das atividades no município e também o público local que prestigia em grande quantidade o evento. Sandra também falou que um dos primeiros exercícios que se aprende no teatro é olhar para o colega e aceitá-lo e defendeu que várias questões na sociedade poderiam ser solucionadas se as pessoas exercitassem esse olhar ao outro. 

O diretor Paulo Evandro Costa, do Grupo de Teatro Art & Vida, do Rosário em Cena e do Coletivo Interior em Cena, apresentou uma série de sugestões para a implementação de mais políticas públicas para o teatro. Ele propôs que a Assembleia Legislativa, a exemplo do projeto Sarau do Solar, crie um projeto permanente para a realização de espetáculos teatrais em sua sede, levando peças do interior para a Capital. Outra ideia é a criação, a exemplo das rotas turísticas do RS, criar uma rota turística com foco nos festivais do interior. Defendeu também a mobilização dos artistas e dos políticos para a derrubada dos vetos presidenciais e políticas públicas para equipar os teatros no interior. “Precisamos, cada vez mais, de políticas públicas de fomento de eventos na área artística, de festivais e mostras de teatros para que esses trabalhadores tenham mais espaços de trabalho e movimentação econômica no interior e na Capital”, finalizou.

O presidente Valdeci avaliou que a pauta apresentada é justa e legítima. Ele pediu que as sugestões apresentadas sejam encaminhadas por escrito à Casa para que se possam fazer os encaminhamentos necessários.

Leia mais notícias da editoria de Política

Após as manifestações, foi aberta a palavra aos demais presentes no encontro. Também participaram vereadores do município, de Alegrete e de Santana do Livramento; representantes da Associação Gaúcha dos Municípios, além de artistas e da comunidade local. 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top