Você Está
Início > Notícias > Cidade > Título Personalidade Negra é entregue em Sessão Especial

Título Personalidade Negra é entregue em Sessão Especial

A noite da última segunda-feira (19) foi marcada por homenagens na Câmara de Vereadores de Rosário do Sul. Marina Leal Rodrigues e Paulo Cesar Freitas Leal receberam, do Poder Legislativo em Sessão Especial, o título “Personalidade Negra” em homenagem ao Dia da Consciência Negra.

Esta foi a nona edição do evento que tem como objetivo promover a reflexão e a introdução dos negros na sociedade. Pelo segundo ano consecutivo, o proponente das homenagens foi o vereador Glei Pacheco (PDT). A Sessão contou com a presença dos demais vereadores e público rosariense.

Marina é coordenadora do Movimento Tradicionalista Mulher Rosariense, preside o clube do bairro Cohab, além de ser fundadora da Escola de Samba Estrela Dalva. Emocionada, ela agradeceu à homenagem recebida e falou brevemente sobre sua história de vida. “Eu quero agradecer de coração ao vereador Glei e ao presidente da Câmara. Isso foi a melhor coisa na minha vida. Nunca pensei que os vereadores fossem fazer uma homenagem dessas pra mim, foi mais que uma homenagem, muito obrigada”, disse.

Evento aconteceu na Câmara de Vereadores de Rosário do Sul

Leal, também conhecido como “Teda”, é atleta desde 1984. Há 23 anos atua na Associação Rosariense de Esporte (ARE). Há mais de 30 anos é sambista e passista da Escola de Samba Embaixadores do Ritmo. Além disso, Teda é idealizador do projeto “Faça uma criança sorrir” que acontece em Rosário do Sul há 19 anos. Durante sua manifestação, com lágrimas nos olhos, o atleta agradeceu à homenagem do Poder Legislativo. “Poucos pretos tem o privilégio de estar aqui, então me sinto orgulhoso. Eu me sinto grato em ser homenageado por vocês, que são a representação da comunidade rosariense. Estou emocionado em pensar que algo de bom eu fiz para estar aqui. Quero dizer que o preto tem o seu espaço, mas nós temos que conquistar dobrado”, disse Teda.

Leia mais notícias da editoria Cidade

O vereador proponente da homenagem também de manifestou na Sessão. Pacheco ressaltou a importância da valorização da etnia negra. “Eu tenho ouvido ‘por que não fazem o dia da consciência branca?’ e só essa pergunta já se auto explica. O racismo ainda está explícito no âmago de muitos seres que ainda não repararam na cor do próprio sangue, que até nos animais da natureza, é vermelho. Que a dor que dói em mim, é a mesma que dói em todo o vivente”, disse o vereador. Em seu discurso, Pacheco também homenageou a carnavalesca Beth Moura, que faleceu aos 76 anos de idade, na madrugada de segunda-feira (19). Ao final, o vereador cantou um trecho da música “Não deixe o samba morrer” e o público presente o acompanhou.

Saiba mais

A data de 20 de novembro é atribuída à morte de Zumbi dos Palmares, ocorrida em 1695, e é celebrada no Brasil desde 2003. Um dos criadores da homenagem foi o rosariense Oliveira Silveira. Somente em 2011 a data foi oficialmente instituída em âmbito nacional e incluída no calendário escolar. Mais de mil cidades do país realizam feriado na data.

Em Rosário do Sul, é o segundo ano em que o dia é celebrado feriado. A lei municipal foi instituída após proposta apresentada pelo então presidente do Legislativo da cidade, Alsom Pereira da Silva, amigo de Oliveira Silveira, em fins de 2016.

Reportagem e fotos: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top