Você Está
Início > Notícias > Fernando Pigatto vai se reunir com presidente do STF

Fernando Pigatto vai se reunir com presidente do STF

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, vai se reunir com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, na próxima segunda-feira (25). O objetivo do encontro é debater a Emenda Constitucional nº 95/2016 que congelou investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) até 2036. A medida é considerada inconstitucional pelo CNS.

Com a reunião, o CNS espera fazer com que a pauta ganhe prioridade no plenário do STF e seja debatida entre todos os onze ministros. A Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento (Cofin) do CNS estima que o prejuízo à saúde pública possa chegar a R$ 400 bilhões em 20 anos.

Desde 2016, o conselho tem feito campanha para que a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5.658, que tramita no STF com o objetivo de revogar a emenda, seja votada. A ADI, cuja relatora é a ministra Rosa Weber, trata das consequências da EC 95, que também incide sobre o direito à educação no Brasil.

Leia mais notícias da editoria Política

De acordo com Fernando Pigatto, ao longo dos anos, muitas políticas deixarão de ser cumpridas devido à falta de recursos imposta pela emenda. “Garantir o acesso à saúde e educação, entre outras políticas públicas, é obrigação do Estado Brasileiro e devem estar acima de qualquer divergências politico-ideológicas para termos uma sociedade mais justa”, disse o presidente do Conselho Nacional de Saúde.

Em abril de 2018, cerca de mil conselheiros e conselheiras de todos os estados brasileiros, além de representantes de movimentos sociais e entidades, entregaram ao STF 70 mil assinaturas contra a EC. A entrega ocorreu durante a 21ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde. Atualmente, o CNS já possui cerca de 100 mil assinaturas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top