Você Está
Início > Notícias > Cidade > Poder Legislativo entrega título de Personalidade Negra

Poder Legislativo entrega título de Personalidade Negra

Para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado dia 20 de novembro, o Poder Legislativo de Rosário do Sul realizou uma Sessão Especial para entregar o título “Personalidade Negra” a quatro rosarienses, Ataídes Rodrigues dos Santos, Débora dos Santos, Igor Menini da Silva e João Gregório Barreto Dias. O evento ocorreu na última terça-feira (19) na Câmara de Vereadores de Rosário do Sul.

O evento teve início com mais uma edição do evento Case de Sucesso, promovido pelo Poder Legislativa, com o tema “Quebrando as Correntes do Preconceito”. Falaram neste espaço Mariglei Silva Machado, presidente do movimento Negro Sol Nascente. Logo após, a professora Roselei da Silva Witt apresentou índices referentes à etnia negra, como a violência contra os negros no Brasil, questões empregatícias, acesso ao ensino superior, índice de alfabetização, cargos políticos, entre outros. A professora também citou versos de poemas do autor rosariense Oliveira Silveira.

“Atualmente, nas mídias sociais, está se promovendo uma comunicação do ‘por que não a consciência humana ao invés da consciência negra?’. Novamente nos deparamos com a tentativa de diminuir a nossa raça. Estamos voltando a viver o racismo como antes não vivíamos mais. A situação política atual nos leva a isso”, ressaltou Roselei. “O Dia da Consciência Negra é para cultuar o sofrimento passado pelo nosso povo e que, desce sofrimento, sofremos até hoje com a desigualdade social”, completou.

Logo em seguida, o vereador proponente das homenagens, Glei Pacheco (PDT), começou a entregar os títulos de Personalidade Negra. O primeiro homenageado foi João Gregório Barreto Dias tem 72 anos trabalhou como operador de máquinas nas extintas Swift e Engarrafadora Ibicuí. É casado com Solange Santos Dias, pai de Jane e Jeferson e tem sete netos.

Glei Pacheco (PDT), o homenageado João Gregório Barreto Dias e o veredor Luis Guma Junior (PTB)

Ataídes Rodrigues dos Santos, conhecido como “Keka” é Rosário do Sul, atuou 32 anos como professor, é fundador da escola Hermeto José Pinto Bermudez na cidade de Uruguaiana e fundador do movimento negro nesta mesma cidade. Casado com Maria Romilda Ragel e é pai de duas filhas. Emocionado, Ataídes agradeceu a homenagem e destacou a importância da celebração do Dia da Consciência Negra. “Mesmo que nenhuma outra cidade organizasse o feriado, Rosário teria a obrigação de fazer, para homenagear essa pessoa, que pesquisando, descobriu para o Brasil inteiro e para o mundo, o significado do dia 20 de novembro”, disse em sua manifestação.

Os vereadores Glei Pacheo (PDT) e Maria Eugênia (PDT) com o homenageado Ataídes Rodrigues dos Santos

Débora Machado dos Santos é casada com Ulisses Borges, tem cinco filhos, trabalha na Associação de Materiais Recicláveis e atua como presidente desde o ano de 2016. “É com muita honra que estou aqui. Pelos meus filhos, por mim, e por todas as mulheres negras, sendo catadoras ou não. Queria lembrar que a 20 de novembro é todos os dias pra nós, é de luta, mas é uma luta divina”, agradeceu a homenageada.

Pacheco e Mariglei entregaram o título a Débora Machado

O último homenageado da noite foi Igor Menini da Silva, filho de pais rosarienses, é casado com Lilian Rocha Menini da Silva com quem tem os filhos Gonçalo e Isadora. É defensor público há treze anos e em dois atuou em Rosário do Sul. É o idealizador do programa “Escola de Líderes”, projeto que orienta jovens sobre Direito, cidadania, ética, postura e informações relacionadas à prevenção ao uso de drogas, entre outras atividades. Menini contou histórias da sua trajetória de vida, como lidava com o preconceito na infância, principalmente o preconceito interno e destacou sua relação afetiva com Rosário do Sul. “A maior beleza de Rosário é o povo (…). Nunca conheci uma cidade tão acolhedora como Rosário”, agradeceu o defensor público, que orgulha-se em dizer que possui o título de cidadania rosariense.

Pacheco e o ex-vereador Alsom Pereira entregando o título ao defensor público Igor Menini

Finalizando a sessão especial, o vereador proponente agradeceu os colaboradores envolvidos na realização do evento.

Reportagem: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário
Fotos: Renato Moraes / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top