Você Está
Início > Notícias > Poeta Oliveira Silveira é homenageado na Câmara de Vereadores de Rosário do Sul

Poeta Oliveira Silveira é homenageado na Câmara de Vereadores de Rosário do Sul

Durante a sessão legislativa da segunda-feira (16), data em que Oliveira Ferreira Silveira completaria 80 anos, o Poder Legislativo de Rosário do Sul lembrou o poeta, intelectual e professor com uma menção honrosa.

A filha do rosariense, professora Naiara Silveira, participou do ato e recebeu a homenagem acompanhada por familiares e amigos. O ato foi proposto pelo vereador Alisson Sampaio (Progressistas) e apoiado por todos os colegas. O parlamentar referendou a importante data: “Nós conterrâneos, ficamos orgulhosos desse dia. Esse ilustre rosariense deixou um grande legado à cultura negra do nosso país e do mundo inteiro”, assinalou Sampaio.

Filha única do homenageado, Naiara também se manifestou na tribuna, compartilhando todo seu orgulho pela história do pai e suas raízes: “Aqui, me sinto em casa porque meu pai me ensinou que é a terra que ele amava e transmitiu a mim e a seus netos, seus valores. Passava minhas férias na Serra do Caverá, com meu avô. Aqui também é o meu lugar”, disse,contando que o neto de Oliveira, Talles, de 28 anos, fez o caminho inverso ao dele e saiu de Porto Alegre para morar em Rosário do Sul.

Oliveira Silveira completaria 80 anos nesse ano. Foto: Divulgação/Tânia Meinerz

Dentro os ensinamentos de Oliveira e o que ele transmitiu em vida, Naiara destacou o desejo do mesmo, quando já doente, de ser sepultado em sua terra natal. “Quanto amor por sua terra, quanto valor tem Rosário do Sul para nossa família. Essa homenagem me dá colo”, concluiu, agradecendo pela menção honrosa.

ENCONTRO POÉTICO-Além da homenagem no Legislativo, a professora Naiara participou de um encontro poético com a escritora Eloísa Prates, que tratou do aniversário de Oliveira Silveira e dos 50 anos do Dia da Consciência Negra, data que ele idealizou. O evento foi transmitido ao vivo pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).

Conheça Oliveira Silveira

O professor, ativista do movimento negro, escritor e poeta Oliveira Silveira nasceu no Distrito do Touro Passo, próximo à Serra do Caverá, em Rosário do Sul. Ele era formado em Letras, Português e Francês pelo Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Leia mais notícias da editoria de Política

Oliveira integrou o Grupo Palmares no período de 1971 a 1978 e foi um dos líderes da campanha pelo reconhecimento do Dia da Consciência Negra em 20 de novembro, data de assassinato do líder do Quilombo dos Palmares. Como escritor, publicou mais de dez títulos individuais de poesia e participou de antologias e coletâneas no país e no exterior.Na imprensa, publicou artigos, reportagens, e alguns contos e crônicas. Participou com artigos ou ensaios em obras coletivas.  Veio a falecer em 2009 vítima de câncer.

Foto em destaque: Julio Lemos/Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top