Você Está
Início > Notícias > Prefeita Municipal se reúne com Governador do RS

Prefeita Municipal se reúne com Governador do RS

Na última segunda-feira (21) a Prefeita Municipal Zilase Rossignollo (PTB) esteve no Palácio do Piratini em Porto Alegre para se reunir com o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB). O governo do Estado mobilizou municípios castigados pelos temporais com o objetivo de agilizar a captação de recursos federais para auxiliar os desabrigados.

A reunião foi coordenada pelo secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Rodrigo Lorenzoni, e pelo chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Julio Cesar Rocha Lopes. Num primeiro momento, foi feito um balanço da ajuda humanitária fornecida pelo Estado até agora, o que inclui quatro lotes com arrecadações às famílias, principalmente de roupas e alimentos.

Leia mais notícias da editoria Política

Segundo o coordenador da Defesa Civil, para evitar que os prejuízos se intensifiquem, serão reivindicados na União recursos principalmente para horas-máquina voltadas às rotas e, também, ajuda para que o Exército auxilie nos trabalhos sem onerar as prefeituras com custos – como combustível. Essas demandas pautadas na reunião serão levadas de forma articulada pelos prefeitos, junto aos representantes do governo do Estado para Brasília, para a Defesa Civil Nacional e para o Ministério da Integração.

Além dos citados, estiveram presentes na reunião o deputado estadual Frederico Antunes (PP), secretário Chefe da Casa Civil, Otomar Vivian e prefeitos e representantes dos municípios de Alegrete, São Gabriel, Uruguaiana, Quaraí, São Francisco de Assis e Dom Pedrito.

Passa de dez mil o número de atingidos

Já são 25 municípios castigados pelas fortes chuvas desde o dia 9 no RS. No total, conforme o balanço mais recente da Defesa Civil, são mais de 10 mil pessoas atingidas, sendo 5 mil desalojados, 1,5 mil desabrigados e 3,5 mil com danos em suas casas. Além disso, já foram registradas quatro mortes em virtude do mau tempo – duas em Alegrete, uma Santana da Boa Vista e a mais recente, no sábado (19), em Quaraí.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) cessou o alerta hidrológico para o Rio Grande do Sul, informando que há tendência de normalização do nível dos rios. No entanto, reflexos da cheia ainda poderão ser sentidos pelos próximos quatro dias em toda a região da Fronteira Oeste, especialmente no Rio Uruguai.

A Defesa Civil do Estado permanece em constante monitoramento e, em caso de alteração do cenário de risco local, novos alertas poderão ser emitidos.

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top