Você Está
Início > Notícias > Cidade > Prefeitura decreta medidas de prevenção ao contágio do Coronavírus

Prefeitura decreta medidas de prevenção ao contágio do Coronavírus

Na tarde desta terça-feira (17) foi publicado o decreto n° 18/2020, que dispõe sobre medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo COVID-19 no âmbito do município de Rosário do Sul. Entre as medidas estão a imediata suspensão das atividades escolares da rede municipal. O decreto tem validade de trinta dias, podendo ser prorrogado.

Entre as medidas internas estão a suspensão de atividades que englobem aglomerações em locais fechados nos centros de referências CRAS, CREAS, CAPS e demais secretarias. Fica recomendada a realização da limpeza diária do transporte coletivo intermunicipal realizado pela Secretaria Municipal de Saúde; e disponibilização de álcool em gel 70% nas secretarias e departamentos da Administração Pública.

Quanto às medidas de prevenção em âmbito externo, fica recomendado o adiamento, suspensão ou cancelamento de eventos realizados em locais fechados que impliquem em aglomeração de pessoas, em espaços públicos e privados, inclusive bares, restaurantes, espaços e clubes sociais e que nos eventos mantidos sejam adotadas as medidas de assepsia de controle de contaminação.

Conforme o decreto, consideram-se sintomas de contaminação pelo COVID-19 a apresentação de febre alta, tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia.

As pessoas que tiverem estes sintomas devem se dirigir, quando a área for de abrangência, à Unidade Básica de Saúde – ESF ou procurar diretamente a Secretaria Municipal de Saúde, cujo o atendimento de plantão se dará pelo telefone (55) 3231- 3067 e (55) 99206-4333.

Conforme a Administração Municipal, através da Secretaria da Saúde e Comitê de Contingenciamento do Coronavírus, até a final da manhã desta terça-feira (17), não há nenhum caso registrado no município do Covid 19 e sequer suspeitas de casos da doença. “Os órgãos competentes e os técnicos estão atentos a todos os acontecimentos e monitorando severamente esta situação para tomar as atitudes cabíveis no tempo necessário para proteger a população”, disse a nota emitida pela Assessoria de Imprensa.

Rio Grande do Sul

Nesta segunda-feira (16), o Governo do Estado anunciou novas medidas para conter a propagação do coronavírus no Rio Grande do Sul. Entre as ações tomadas está a suspensão das aulas da rede estadual a partir da quinta-feira (19) pelo período de duas semanas, prorrogáveis em caso de necessidade.

Outras medidas adotadas pelo governo envolvem a suspensão de eventos do governo do Estado com mais de cem pessoas e a recomendação para que outros eventos com esse porte sejam adiados ou cancelados em todo o Estado; a determinação de teletrabralho para servidores públicos estaduais com mais de 60 anos, grávidas ou com doenças crônicas, com algumas exceções, como funcionários de saúde e segurança pública, e os chamamentos de servidores dessas áreas que estejam em férias ou licença conforme necessário.

Também foi adiado em 120 dias o recadastramento de servidores aposentados e pensionistas. Os servidores aposentados, pela maior idade, estão no grupo de risco e devem evitar exposições desnecessárias.

Em Sant’Ana do Livramento – Em Sant’Ana do Livramento, conforme o Jornal A Platéia, a prefeita Mari Machado (PSB), convocou uma coletiva de imprensa para a manhã desta terça-feira (17), quando informou medidas sobre a doença. Na coletiva ela explicou que existem ao menos quatro casos de santanenses com suspeitas de estarem com o Covid 19. Os testes já estariam sendo realizados. Os casos suspeitos referem-se a pessoas que participaram de um cruzeiro marítimo há poucos dias.

BRASIL E MUNDO – No Brasil até às 14h desta terça-feira (17) existiam 321 casos confirmados, uma morte de um homem de 62 anos em São Paulo, duas pessoas recuperadas e 318 com o vírus ativo. Existiam também outros quatro óbitos em São Paulo sob investigação. No mundo são 188.418 casos e 7.500 mortes.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top