Você Está
Início > Notícias > Destaque > Presidente do TRE-RS aborda o recadastramento biométrico em Rosário do Sul

Presidente do TRE-RS aborda o recadastramento biométrico em Rosário do Sul

Na última terça-feira, (16), o desembargador Carlos Cini Marchionatti, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), esteve em Rosário do Sul para tratar sobre o recadastramento eleitoral e as eleições deste ano. Ele foi recebido pelo diretor do Foro do município e juiz da 39ª Zona Eleitoral, Felipe Sandri, acompanhado do promotor de Justiça Lucas Machado e funcionários do Cartório Eleitoral.

Em entrevista à imprensa local, Marchionatti alertou os eleitores a não deixarem para a última hora seu recadastramento biométrico. Ele explicou que 50% dos eleitores gaúchos já estão cadastrados biometricamente e, conforme informação do Cartório Eleitoral de Rosário do Sul, mais de 8 mil dos cerca de 32 mil eleitores rosarienses já realizaram o recadastramento. O prazo geral da finalização da biometria é em 2022, mas para Rosário do Sul é em meados de 2020.

Presidente do TRE-RS, Carlos Marchionatti

O presidente do TRE-RS explica que o recadastramento biométrico com a impressão digital tornará o processo eleitoral mais rápido, e que no futuro, é um passo importante para a chamada identidade civil nacional. “Com o tempo, haverá uma só identificação. Hoje, por exemplo, [temos] CPF, carteira de identidade, título de eleitor, carteira de trabalho, certidão de casamento, são muitos. No futuro, se transformará na identidade civil nacional. Isto é um aperfeiçoamento extraordinário”, ponderou. Marchionatti ainda deixou uma mensagem aos eleitores rosarienses: “Votem com muita consciência, pensando no futuro do Estado, no futuro do País. O voto do eleitor é sagrado”.

O Cartório Eleitoral de Rosário do Sul está realizando o recadastramento eleitoral com biometria neste mês de janeiro das 11h às 17h, de segunda a quinta-feira, e às sextas das 9h às 15h, sem fechar ao meio dia. Depois, no horário normal, será das 10h às 17h, sem fechar ao meio dia, até a pausa que ocorrerá para preparar o período eleitoral, em abril. O Cartório Eleitoral funciona no edifício do Foro de Rosário do Sul, na Rua General Canabarro. O telefone para contato é o (55) 3231.1092.

Entenda o caso

Desde outubro de 2015 todo o eleitor do Rio Grande do Sul que procura a Justiça Eleitoral para fazer o seu alistamento, revisar seus dados ou mudar seu domicílio, tem seus dados biométricos coletados. Além desse recadastramento regular, que acontece sempre que o eleitor espontaneamente procura atendimento, também está sendo utilizado, para concluir o processo de coletas dos dados biométricos em determinados municípios, o mecanismo de revisão do eleitorado.

Nesses casos o TRE define um período em que o eleitor é obrigado a comparecer sob pena de ter seu título cancelado. Em 11 de dezembro de 2017 o processo havia sido concluído em 400 municípios. Em outros 26 a revisão será encerrada até março de 2018. Nos demais 71 municípios a revisão vai acontecer após as eleições de 2018, em datas ainda a serem definidas.

A previsão é de que o recadastramento biométrico seja concluído, em todos os municípios do estado, para as eleições de 2022.

Reportagem e fotos: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top