Você Está
Início > Notícias > Destaque > Presídio de Rosário tem segunda fuga em menos de duas semanas

Presídio de Rosário tem segunda fuga em menos de duas semanas

Dois apenados fugiram do Presídio Estadual de Rosário do Sul na noite de terça-feira (31), após serrarem a grade de uma cela. A fuga teria ocorrido por volta das 22h e um dos fugitivos foi recapturado pela Brigada Militar na manhã seguinte. Foi o terceiro caso em menos de duas semanas de tentativa de fuga do presídio, sendo o primeiro ocorrido no pavilhão principal do prédio.

Quaieira foi capturado na manhã de hoje pela Brigada Militar. Foto: Divulgação/Brigada Militar

Um dos fugitivos é Eider de Oliveira Crespo, 28 anos, vulgo “Quaieira”. Ele já havia sido encaminhado para as celas da galeria principal por ter fugido quando estava no pavilhão destinado ao regime semiaberto do albergue, que fica ao lado.

Com antecedentes por furto qualificado, entre outros crimes, Quaieira foi capturado às 8h20 desta quarta-feira (1º), próximo à Ponte Marechal José de Abreu, no km 478 da BR-290. Conforme a Brigada Militar, ele teria sido visto na Estação Rodoviária tentando embarcar em um ônibus. Assim que percebeu a aproximação dos policiais, ele teria fugido a pé e foi encontrado já sob a rodovia.

Quaieira teria reagido à prisão e os policiais usaram armas de munição não letal para contê-lo. O acusado não se feriu. Ele foi conduzido ao hospital para exame médico de rotina e após reintegrado ao Sistema Prisional.

O outro foragido, conforme informações da BM, tem 22 anos e estava preso preventivamente, acusado de ter assassinado o jovem autista Tiarle Fontoura Ferrão, de 20 anos, em crime ocorrido em uma lagoa rasa na margem do Rio Santa Maria em abril do ano passado. Até o momento, ele não havia sido capturado.

Dificuldades no Presídio

Em entrevista ao Diário de Santa Maria, o administrador da casa prisional, Aloisio Pacheco, contou que o presídio é de baixa segurança e tem uma infraestrutura precária, além de sofrer com a superlotação. Há 73 detentos ocupando as celas, enquanto a capacidade máxima do local é de 29. “Existem celas onde deveria haver quatro detentos e tem 13, 14. É uma situação difícil”, relatou Pacheco.

Segundo ele, será instalada concertina no muro, que seria baixo, para melhorar a segurança, além do acréscimo de iluminação para ajudar na visibilidade dos agentes e policiais militares.

Presos já tinham serrado grades de uma cela na semana passada. Foto: Divulgação/Susepe

Histórico de fugas

Foi a terceira tentativa de fuga em menos de duas semanas no Presídio Estadual de Rosário. Na primeira vez, ocorrida no dia 22 de janeiro, Quaieira fugiu acompanhado pelo apenado Luis Aurélio de Souza Soares, vulgo Leitão, 48 anos. Nessa ocasião, eles também serraram uma grade do albergue. A dupla foi recapturada no dia 24, na zona oeste, pela Polícia Civil e pela Brigada Militar.

Na mesma noite que retornaram ao presídio, houve outra tentativa de fuga na mesma cela onde Quaieira e Leitão se encontravam. Desta vez, no entanto, os agentes da Susepe frustraram as intenções dos fugitivos. Eles descobriram as grades serradas no recinto antes que algum dos 24 apenados que lá estavam pudesse escapar.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top