Você Está
Início > Notícias > Geral > Previsão de tempestade para o final de semana no RS

Previsão de tempestade para o final de semana no RS

Os primeiros dias de primavera trouxeram calor para o Rio Grande do Sul, devido a ventos quentes do norte e nordeste, mas o forte calor terá diminuição com ingresso de instabilidade vinda da Argentina e Uruguai. O INMET emitiu alerta de vendaval para este sábado (26) em grande parte do RS, oeste de Santa Catarina e Paraná.

Após dias de calor devido ao ar quente, que trouxe também fumaça das queimadas na Amazônia e Pantanal, a região terá chuvas a partir deste sábado (26) e no domingo (27). Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) existe o aviso de vendaval com início na tarde de sábado (26). Os ventos seriam de 40 a 60km/h com pouco risco.

Leia mais notícias da editoria Geral

O forte calor marcará o sábado com temperaturas em Rosário do Sul superiores a 30°C. Já a Somar Meteorologia aponta que a chuva, mesmo que de forma isolada, ocorreria já no início da noite de sexta (25), devido a um sistema de baixa pressão, na região da Campanha e Sul do RS. Nuvens mais carregadas e pancadas de chuva se espalham no Estado no sábado e domingo. Os maiores acumulados ocorreriam no domingo.

Após esta instabilidade, que atingia Córdoba (com vários focos de incêndios) e a região de Buenos Aires, passar pelo RS nesta manhã de sexta-feira, as temperaturas irão diminuir, esfriando a partir de segunda-feira (28), mas não de forma expressiva. Modelos indicam que o ar frio que vem atrás da tempestade irá deixar as temperaturas baixas e amenas até o dia 9 de outubro.

Em Rosário do Sul, até aqui a chuva de setembro foi de 94 mm e o acumulado registrado no município é de 1.099,5mm.

Foto: Reprodução / INMET

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top