Você Está
Início > Notícias > Cidade > Procon divulga alerta a empresários de Rosário do Sul

Procon divulga alerta a empresários de Rosário do Sul

O Procon de Rosário do Sul divulgou um alerta informando que tem recebido reclamações de empresários, por contratação indevida do serviço de lista telefônica na cidade.

De acordo com o órgão, os estelionatários se fingem de representantes de empresas e ligam para a vítima, se identificando como um serviço de renovação de lista telefônica e tentam induzir a pessoa à contratação do serviço. Eles alegam que se não for feita a renovação, o nome da empresa já não constará na lista telefônica e não será localizado em eventual pesquisa no Google.

“Outras vezes dizem que o serviço é gratuito e já está incluso no pagamento da conta de telefone. O consumidor precisa ficar atento, pois não precisa assinar nenhum contrato nesse tipo de publicidade enganosa”, explica o diretor do Procon, André Martins.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Ainda conforme o Procon, após entrarem em contato com a empresa para oferecer o serviço, os golpistas fazem o envio de um contrato por fax, e-mail e WhatsApp. “O contrato geralmente tem letras minúsculas, o que dificulta a leitura pelo consumidor. Após a impressão e a assinatura, o contratante devolve o contrato assinado à empresa, geralmente por e-mail; e, assim, se formaliza a contratação”, destaca.

Segundo André Martins, o Procon também informou que na maioria das vezes, embora não seja dito no ato da oferta, o contrato contempla o serviço de divulgação e figuração por prazo de 36 meses ou mais, pois há renovação automática após 12 meses iniciais, caso não haja manifestação prévia do contratante.

O Procon alerta ainda que caso recebam, as empresas não devem assinar estes contratos, mas caso o faça, entre em contato para cancelamento imediato, dentro do prazo de sete dias, previsto no art. 49 do Código de Defesa do Consumidor.

Foto: Imagem Ilustrativa / Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top