Você Está
Início > Notícias > Cidade > Programação dos Festejos Farroupilha 2018 é lançada

Programação dos Festejos Farroupilha 2018 é lançada

O CTG Passo do Rosário foi palco para o lançamento da programação dos Festejos Farroupilha 2018. Os patronos deste ano e o casal vencedor do concurso Peão e Prenda foram apresentados à comunidade. Evento aconteceu na última quarta-feira (5).

A cerimônia teve início com a apresentação da Comissão de Festejos Farroupilha que é composta por Marcos Paulo Silva, como presidente, Joel de Freitas Paulo, como vice-presidente e Fábio da Rosa, como secretário. Outros participantes integram a comissão representando entidades do município. Darci Gonçalves, representando a Coordenadoria Municipal Tradicionalista e Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG); Vanderlei Pagel, representando a Brigada Militar; Márcio Rodrigo Teixeira, representando o Corpo de Bombeiros; Joel de Freitas Paulo, representando a coordenadoria e imprensa; Marcos Paulo Silva pela Secretaria Municipal de Coordenação e Planejamento; Anair dos Santos pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Departamento Cultural; Fábio da Rosa pela Secretaria Municipal de Desporto e Turismo; José Abrelino Antunes pela Secretária Municipal de Obras e, como convidada, Janete Ruffo Gonçalves, ex-secretária de Turismo. A prefeita municipal Zilase Rossignollo entregou o crachá oficial para os membros da comissão.

Os patronos Antônio Carlos Flores, João Luis Machado e Ângelo de Araujo Flores

O vice-presidente salientou que este ano a comissão irá homenagear três gerações tradicionalistas de Rosário do Sul. O primeiro homenageado é Antônio Carlos Antunes Flores, de 80 anos. Ele foi um dos fundadores do CTG Crioulos do Caverá, exerceu cargos de capataz e patrão. Além disso, foi membro da comissão do festival Gauderiada da Canção Gaúcha e por nove anos presidente do Acampamento Crioulo, onde atualmente é presidente de honra. Em 1999 recebeu menção honrosa da patronagem do CTG Querência do General Abreu pelos serviços prestados à Gauderiada.

O segundo homenageado é Ângelo de Araujo Flores, de 48 anos. Desde os seis anos de idade, Flores desfila pelo CTG Crioulos do Caverá, no qual faz parte da patronagem há 10 anos. Participou desde a primeira cavalgada da busca da Chama Crioula. Em 1987 fundou o PTG Herança Farrapa, entidade que já conquistou duas vezes o troféu cultura.

Leia mais notícias da editoria Cidade

O terceiro homenageado possui apenas 12 anos de idade, João Luis Machado da Silveira Júnior. Ele estuda no 6° ano da Escola de Ensino Fundamental Tia Elis. Faz parte da Coordenadoria Municipal Tradicionalista como peão campeiro mirim. Desde seu primeiro ano de idade participa de desfiles e cavalgadas com seu pai. Aos quatro anos de idade participou da cavalgada distrital do PTG Sentinela do Rio Grande da Brigada Militar.

Na sequência, os quatro casais participantes do concurso de Peão e Prenda dos Festejos Farroupilha foram apresentados: Pelupia SantMartin e Francisco Padilha representaram o CTG Querência do General Abreu, Dheyvid Vargas e Stefani Vargas representaram o CTG Passo do Rosário,  Pedro Henrique Alves e Fernanda Prates representaram o Piquete Anita Garibaldi. O casal vencedor foi Gabriel Freitas e Letícia Bonilla, representando o Movimento Tradicionalista da Mulher. Os jurados que escolheram os vencedores do concurso são membros da patronagem do CTG Presilha do Pago de Santana do Livramento.

Os vencedores do concurso Peão e Prenda dos Festejos, Gabriel e Leticia

O encerramento oficial dos Festejos Farroupilha 2018 está previsto para o dia 20 de setembro, após a realização do desfile.

Roteiro da Chama Crioula

13/9 – CTG Crioulos do Caverá

14/9 – PTG Vigia do Itapevi

15/9 – CTG Passo do Rosário

16/9 – CTG Farroupilha

17/9 – CTG Querência do General Abreu

18/9 – PTG Querência do Xanota

19/9 – CTG Adaga Velha

Roteiro desfile de 20 de Setembro

  1. Brigada Militar
  2. CTG Crioulos do Caverá
  3. CTG Passo do Rosário
  4. PTG Querência do Xanota
  5. CTG Adaga Velha
  6. CTG Farroupilha
  7. CTG Querência do General Abreu
  8. PTG Vigia do Itapevi
  9. PTG Bento Gonçalves
  10. PTG Jalmengo Azevedo
  11. PTG Os Laçadores
  12. PTG Índio Seriá

Reportagem e fotos: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top