Você Está
Início > Notícias > Cidade > Projeto Alfa forma primeira turma de adultos

Projeto Alfa forma primeira turma de adultos

Na última quarta-feira (17), a Escola Passo do Rosário, na Vila Carmelo, sediou a formatura da primeira turma do Projeto Alfabetizando para Profissionalizar (Alfa) de Rosário do Sul. Após seis meses de aulas, onze adultos semianalfabetos e analfabetos concluíram o curso que tem por objetivo diminuir o analfabetismo no meio rural.

O Programa é uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Sindicato Rural com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que cede a sala de aula e o transporte para a educadora Marta Helena da Silva. Além disso, o Sindicato conta com a colaboração do Lions Club, que realizou a doação de óculos para alguns dos alunos.

Na ocasião, estiveram presentes, além dos formandos e seus familiares, o presidente do Sindicato Rural, Ayrton Marçal, a secretária municipal de Educação, Liége Palma, a coordenadora pedagógica do Alfa, Maria Cristina Saldanha, e a educadora Marta Helena.

As comunidades rurais que tenham interesse em formar turmas através do Alfa para 2017 devem procurar o Sindicato Rural até o próximo dia 25, na Rua João Brasil, nº 860.

Alfa – Oportunizar para adultos do campo com baixa escolaridade a chance de aprender a ler e escrever, além de participar de cursos de formação profissional do Senar. O programa é reconhecido com prêmios nacionais em responsabilidade social como o Top Cidadania ABRH 2009, o Prêmio Oswaldo Checcia ABRH Nacional 2010 – Categoria Sustentabilidade e Responsabilidade Social – e o Top de Marketing ADVB 2011. O público alvo são produtores e trabalhadores rurais, com idade mínima de 18 anos. Os grupos são formados com no máximo 20 participantes e a alfabetização corresponde a 210 horas, complementadas por dois cursos regulares.

Gestão Rural – O Sindicato Rural está com inscrições abertas até segunda-feira (21) para o curso gratuito de Gestão Rural, onde serão abordados de 22 a 24 de novembro, temas relacionados ao custo de produção, gestão de pessoas, meio ambiente, organização, controles, entre outros aspectos. A turma será composta por no máximo 20 alunos com idade mínima de 16 anos e as aulas serão ministradas na sede central do Sindicato Rural pelo instrutor Cláudio Marimon. Mais informações: (55) 3231.2345.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top