Você Está
Início > Notícias > Destaque > Projeto de energia eólica pode ser desenvolvido em Rosário do Sul

Projeto de energia eólica pode ser desenvolvido em Rosário do Sul

No último dia 22, uma comitiva de Rosário do Sul foi à Brasília para tratar de um assunto que pode mudar os rumos da economia no município. Os parlamentares da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional receberam a prefeita Zilase Rossignollo Cunha e os secretários municipais de Obras, Adriano Dornelles, e de Planejamento e Meio Ambiente, Marcos Paulo Silva, junto ao representante do grupo Ibereólica Renovables, da Espanha, Francisco Javier Vergara, que mostra interesse em se instalar em terras rosarienses.

Em pauta, o pedido à bancada para que intervenha junto ao Conselho de Defesa Nacional (CDN) para que a empresa possa participar de leilão que ocorrerá em dezembro desse ano. O empreendimento tem prazo até setembro para se habilitar a funcionar na região da Fronteira Oeste. O projeto eólico atende os municípios de Rosário do Sul e Santana do Livramento, e chega ao montante de R$ 1,2 bilhão, na primeira fase, com geração de energia de 202 MW.

Durante a reunião, a prefeita de Rosário do Sul, Zilase Cunha, fez uma explanação aos deputados federais e senadores gaúchos. “O apoio de vocês é imprescindível”, disse a prefeita aos parlamentares, salientando que o auxílio é destinado a alavancar a região da Fronteira Oeste. “Nós sabemos da crise do nosso Brasil e do nosso estado. E quando nós temos a oportunidade de investir no nosso Rio Grande, na nossa Fronteira Oeste, depende do apoio de cada um de vocês, uma ligação apenas”, completou.

A articulação, que começou junto ao Governo do Estado e chegou ao Congresso Nacional, surtiu resultado. Segundo o secretário Dornelles, em entrevista à Gazeta, o ministro de Segurança Institucional, General de Exército Sérgio Westphalen Etchegoyen, assinou o documento que autoriza a liberação da área de fronteira que deverá ser usada pela Ibereólica para instalar o empreendimento. O próximo passo é a publicação do ofício no Diário da União.

Dornelles salienta a importância do apoio e atuação de membros do Governo do Estado, como o chefe de gabinete João Carlos Mocellin e do secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen – primo do ministro Etchegoyen, além do deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM), que requereu a reunião da bancada gaúcha com a comitiva de Rosário do Sul em Brasília.

Momento histórico

Em entrevista na Radio Marajá, o secretário de Obras Adriano Dornelles ressaltou que o investimento irá movimentar Rosário do Sul. Ele lista serviços que serão necessários para atender o empreendimento, como alimentação e transporte – que podem ser ofertados por empresas do município –, e também adianta que a Ibereólica prevê a contratação de cerca de 600 funcionários, inicialmente.

“As pessoas devem se qualificar. Vai ter prioridade para o soldador, para o eletricista, para o pedreiro, para essa parte toda de metalúrgica”, analisa ele. “Nós vamos dar todo o apoio para que as pessoas se qualifiquem para quando a empresa estiver fazendo o chamado de pessoal”, afirmou.

Dornelles disse que o negócio pode ter reflexo até nas estradas, que serão utilizadas pela empresa e que deverão receber uma atenção da mesma. “Nós precisamos dessa forma de desenvolvimento, de geração de emprego, das pessoas poderem lutar por si próprios. É isso que estamos fazendo nesse momento”, declarou.

“Fomos criticados por achar que isso era um sonho. Não, vai se tornar realidade. Está na parte final para se tornar realidade”, acrescentou. O secretário concluiu dizendo que considera este um momento histórico para o município, que pode ser destaque na região pela riqueza que esse empreendimento pode gerar.

Com sede em Madrid, na Espanha, o grupo Ibereólica Renovables é uma das 20 maiores empresas do mundo em projetos de energia renovável. No Brasil, a empresa possui uma filial em São Paulo.

Reportagem: Caroline Motta / Gazeta de Rosário
Fotos: Divulgação / Prefeitura Municipal

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top