Você Está
Início > Notícias > Destaque > Projeto debatido na Exporosul visa profissionalizar produtores rurais

Projeto debatido na Exporosul visa profissionalizar produtores rurais

Na manhã do domingo (8), foi realizado um encontro entre produtores rurais da região, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O objetivo da atividade, que integra o cronograma da 68ª Exporosul e 12ª Fenacitrus, era estimular os criadores a pensarem suas propriedades como empresas rurais.

O gestor de projetos do Sebrae, José Thiago Carneiro, apresentou o Programa “Juntos para Competir”, idealizado em conjunto pelo próprio Sebrae, com a Farsul e o Senar. A iniciativa foi pensada para auxiliar os produtores. O programa, que é gratuito, leva técnicos para as propriedades rurais com o intuito de profissionalizar o trabalho, falando sobre gestão e a produção, e transformando-as em empresas rurais. “O produtor é um microempreendedor. O que não se profissionaliza, fica para trás. E é nisso que o programa ajuda”, destaca Carneiro.

Um case de sucesso do projeto foi apresentado com a história de Mario Andrade Vijagran e José Luis “Luisinho” Suchard Lopes, sócios na Parceria LV, de Santa Margarida do Sul. Eles ingressaram no programa em janeiro de 2016 e, neste período, tiveram um aumento de 30% em seus índices produtivos.

Evento debateu a profissionalização do trabalho dos criadores. Foto: Dyuli Soares / Gazeta de Rosário

O ciclo atual do projeto iniciou este ano e segue até 2020, quando abrem inscrições para novos produtores participarem dos grupos e receberem os técnicos em suas localidades.

Para o Presidente do Sindicato Rural, Ayrton Marçal, além da união entre os próprios produtores, é essencial a inserção dos jovens nessas discussões. “A nossa intenção é que, nesses encontros, os pais tragam os filhos, pois eles são os nossos sucessores”, ressalta.

Os criadores interessados em participar do Programa “Juntos para Competir” podem entrar em contato através do telefone 0800 5700 800, do Sebrae, ou buscar mais informações no Sindicato Rural de Rosário do Sul.

Reportagem e fotos: Dyuli Soares / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top