Você Está
Início > Notícias > Destaque > Projeto Resgate de Judô: aprendizado que vai além do tatame

Projeto Resgate de Judô: aprendizado que vai além do tatame

Proporcionar o aprendizado do Judô com inclusão social e formar cidadãos. Esta é a parceria formada pela equipe GarēJi Dojô com a Igreja Metodista que deu início ao projeto Resgate. Idealizado pelo Sensei e diretor da equipe, Adilson Leite, o projeto já conta com quase 30 alunos.

Leite conta que a parceria saiu do papel com o apoio da Igreja Metodista – que cedeu o local, e do comandante da Brigada Militar, o capitão Magnus Siqueira – praticante do esporte e que cedeu os tatames. “A ideia de um projeto de aulas de judô, totalmente gratuitas, eu venho idealizando há quatro anos. Devido à falta de apoio, demorei mais do que eu queria para realizar”, relembra.

O projeto recebe alunos com idade a partir de sete anos em três categorias. As turmas em andamento são: Kids Misto – para meninos e meninas de 7 a 12 anos, Juvenil e Adulto Masculino – a partir dos 13 anos, Juvenil e Adulto Feminino – a partir de 13 anos.

Leite conta que em virtude da procura está estudando a inclusão de uma turma baby – para crianças de 4 a 6 anos. Sobre a turma feminina, ele explica que foi um pedido das próprias jovens. “A turma feminina foi um pedido das próprias alunas. Era uma carência que nós tínhamos em Rosário”.

O Resgate proporciona aulas para todos que tem interesse em aprender a parte técnica, competitiva, filosófica e disciplinar do Judô.

O projeto, que já completou um mês, contou com o apoio de um empresário local que emprestou mais tatames, ampliando o espaço.

Foto: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

 “Ele consegue passar disciplina para os alunos, consegue passar respeito pelas pessoas”

A Gazeta de Rosário acompanhou alguns treinos e conversou com pais de alunos.  Para o funcionário público Enilton Marques, o aprendizado no tatame reflete no dia-a-dia do filho David, de 11 anos. “Davi tem mais disciplina, mais amizade, companheirismo, que é o que eles aprendem no tatame. Mais cuidados com os outros e com ele mesmo. Esse projeto do Adilson é muito bom com relação a isso. Ele consegue passar disciplina para os alunos, consegue passar respeito pelas pessoas”, destacou o pai.

Formando cidadãos

Faixa preta e graduado no 1º Dan, registrado na Liga Riograndense de Judô e criador da equipe GarëJi em 2016, Adilson Leite afirma que o projeto supera as expectativas. “Aceitação melhor, impossível. A procura está grande, os alunos matriculados estão gostando, e alguns ex-alunos estão retornando”, contou ele à Gazeta.

Para ele, além de esporte, o judô é uma modalidade que forma cidadãos. “Um dos princípios do judô é o bem estar e benefício mútuos. Então, estamos justamente formando, dentro do Dojô, um molde da sociedade que queremos, com respeito, disciplina, solidariedade, companheirismo. E, ensinando estes princípios, estamos melhorando a base de toda a sociedade”, relada o Sensei. “O judô é mais que uma arte, é uma combinação de valores e deveres, que fazem de seus praticantes, pessoas melhores. Aquele que leva a filosofia do judô pra fora do Dojô, será sempre uma pessoa de caráter e de respeito”, conclui.

Como participar

As aulas do Projeto Resgate de Judô de Inclusão Social Gratuito acontecem todas as terças e quintas-feiras, a partir das 17h15, no salão da Igreja Metodista de Rosário (Voluntários da Pátria, 1639). Mais informações pelos celulares e Whatsapp (55) 9 9952.8201 ou (51) 9 9840.6072.

Reportagem e fotos: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top