Você Está
Início > Notícias > Cidade > Projetos sociais do 4º RCC encerram atividades do ano

Projetos sociais do 4º RCC encerram atividades do ano

A quarta-feira passada (14) foi de confraternização para os alunos, professores e monitores dos três projetos sociais realizados pelo 4º Regimento de Carros de Combate (RCC), em parceria com a Prefeitura Municipal e com escolas municipais. As ocasiões marcaram o encerramento das atividades de 2016, quando foram atendidas 95 crianças e adolescentes.

A solenidade do projeto de Equoterapia aconteceu no Centro Hípico. O programa atende 19 alunos portadores de necessidades especiais. Já os projetos Pelotão Passo do Rosário – Blindadinhos e o Programa Forças no Esporte (Profesp) tiveram encerramento no 4º RCC. O primeiro atende 26 alunos e o segundo, 50.

No evento no 4º RCC, o Comandante Tenente Coronel Vagner Knopp recebeu lembrança de alunos dos Blindadinhos e também das direções das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental Padre José de Anchieta e Barão do Rio Branco, que possuem estudantes atendidos pelo projeto. Em sua manifestação, o Comandante Vagner emocionou-se, já que no próximo mês deixará o comando do Regimento. “Mudamos o perfil das atividades com foco no desempenho escolar, no intuito de trazer essas crianças, que serão políticos, médicos, advogados, militares, para o quartel e humanizar a visão que as pessoas têm do quartel. É muito bom ter crianças aqui dentro, elas harmonizam o ambiente, nosso dia fica mais feliz”, declarou.

Os alunos também foram presenteados com lembranças e desfrutaram de um lanche servido pela organização. Brinquedos infláveis foram colocados para a diversão das crianças no pátio do Regimento.

DEPEDIDA – O Tenente Coronel Vagner despediu-se emocionado ao final deu pronunciamento: “Gostaria de agradecer a todos que estiveram envolvidos direta ou indiretamente. Está acabando minha jornada aqui. Muito obrigado e felicidades para todos. A gente que faz o destino da gente mesmo, ter fé, bondade, esperança e acreditando que as coisas são possíveis”. O Comandante ficará em Rosário do Sul até o mês de janeiro de 2017, quando passará o cargo para o Tenente Coronel de Cavalaria Maurício Magnus Sampaio, às 9h30 do dia 18 de janeiro, no 4º RCC. O evento terá a presença do Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, General de Brigada Giovany Carrião de Freitas.

Comandante Vagner recebeu uma lembrança dos alunos dos Blindadinhos. Foto: Julio Lemos/Gazeta de Rosário

Saiba mais:

EQUOTERAPIA – Método terapêutico e educacional que utiliza os recursos oferecidos pelo cavalo, dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação, psicologia e equitação. Trata da habilitação ou reabilitação de pessoas portadoras de deficiência física, mental ou com alterações comportamentais, bem como para indivíduos que busquem maior crescimento emocional e físico. O praticante é favorecido pelo ambiente natural, trocas afetivas com o animal, além de se trabalhar a segurança e a autoconfiança. Em Rosário, fazem uso desse tratamento pacientes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) sob a coordenação do Capitão Fabrício Ilha e da psicopedagoga Iolaine Garcia, além dos fisioterapeutas Alessandra Moreira  e Marco Polo da Silva.

BLINDADINHOS – Têm como coordenador o Sargento Lacy Silva e aulas com a professora Ildamar Rodrigues da Costa. O projeto funciona há 22 anos no 4º RCC e atendeu neste ano 26 alunos de diversas escolas locais. Oferece atividades de reforço escolar, educação física, aulas de música ministrada pelo professor Carlos Orlando Pereira, entre outras.

PROFESP – É coordenado pelo Tenente Maurício Braida do Amaral com Gleicimar Ribeiro Perez e as monitoras Nina da Silveira e Micaela Severo. Os alunos participam de atividades extra classe, no período inverso do turno escolar. O Projeto é desenvolvido pelo Ministério da Defesa junto com outros órgãos federais e apoio da Administração Municipal, beneficiando alunos de duas escolas do município. Busca promover a integração social e o desenvolvimento humano por meio da prática esportiva, inclusão social e valorização da cidadania.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top