Você Está
Início > Notícias > Geral > Promotores de Justiça Leonardo de Souza e Diego Pessi lançam livro sobre criminalidade

Promotores de Justiça Leonardo de Souza e Diego Pessi lançam livro sobre criminalidade

No mês passado, dia 7 de junho, foi lançado, em evento na Livraria Cultura, em Porto Alegre, o livro “Bandidolatria e Democídio – Ensaios sobre garantismo penal e a criminalidade no Brasil”. Os autores são os Promotores de Justiça Diego Pessi e Leonardo Giardin de Souza, que atuou na comarca de Rosário do Sul entre os anos 2006 e 2010. A obra aborda conceitos e ideologias sobre a criminalidade no Brasil. A publicação foi feita pelas editoras Armada e Resistência Cultural.

“Investigação das ideias que formaram os conceitos que vieram a deteriorar a sociedade, como a inversão de valores que permitiu que o bandido fosse visto como vítima, e não como responsável por seus atos”, diz a sinopse da publicação. O livro é dividido em duas partes. Na primeira, Diego Pessi denuncia a mentalidade que chama de “bandidolatria”, que afirma ser “resultante da ideologia de uma oligarquia acadêmica, político-burocrática e jurídica”.

Já na segunda parte, Leonardo Giardin de Souza investiga as origens do conceito de “garantismo penal”, que teria permitido e criado condições para que o quadro exposto na primeira parte aparecesse e se instalasse no sistema jurídico brasileiro.

Souza é natural de Cachoeira do Sul/RS e graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como Promotor de Justiça do RS desde 2004 e atualmente é titular do cargo de 1º Promotor de Justiça da comarca de Taquara/RS. Pessi, por sua vez, é bacharel em Direito pela Universidade de Caxias do Sul e assumiu o cargo de Promotor de Justiça no Ministério Público do Rio Grande do Sul em 2000. Hoje, atua na Primeira Promotoria de Justiça Especializada de Erechim/RS.

Segundo o estudioso em Segurança Pública e criminalidade, escritor e presidente do Movimento Viva Brasil, Benê Barbosa, que assina a quarta capa do livro, “Bandidolatria e Democídio” “é uma análise dura e necessária sobre os torpes caminhos ideológicos que jogaram o Brasil no caos criminal”. A obra se encontra esgotada nas livrarias, mas em breve deve ser comercializada novamente. Leitores podem acompanhar as novidades através da página oficial do livro no Facebook: facebook.com/bandidolatriaedemocidio

O Promotor de Justiça Leonardo de Souza com sua família no lançamento do livro, ao lado da esposa Milena Silva Souza e das filhas Maria Augusta e Teresa. Foto: PG Alves
Fotos: PG Alves

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top